segunda-feira, 8 de maio de 2017

Picaroto torna-se no primeiro Cônsul Honorário de Portugal em San Diego


Idalmiro da Rosa, natural da ilha do Pico, foi recentemente confirmado como Cônsul Honorário de Portugal em San Diego, cidade californiana dos EUA onde se radicou há muitos anos.

Este destacado membro da comunidade portuguesa de San Diego, o qual já tinha sido nomeado a alguns meses e que aguardava apenas a confirmação pelo Departamento de Estado norte-americano, ficará para a história como o 1.º Cônsul Honorário de Portugal em San Diego: foi apenas em agosto de 2016 que foi oficializada a criação do Consulado Honorário de Portugal em San Diego, Estado da Califórnia, EUA, dependente do Consulado Geral de Portugal em São Francisco.

A presença portuguesa em San Diego, no sul da Califórnia, remonta ao século XVI, mais concretamente ao ano de 1542, quando João Rodrigues Cabrilho, navegador português ao serviço da coroa espanhola, se tornou no primeiro europeu a desembarcar no que é atualmente o Estado da Califórnia. Em termos de estabelecimento da comunidade portuguesa em San Diego, esta começou com famílias que chegaram no final do século XIX, existindo como primeiros registos os do casal Madruga, oriundo da ilha do Pico. Muitas influências portuguesas podem ser observadas nesta cidade californiana, mas sem dúvida a mais marcante é a grande festividade celebrada por todos os açorianos onde quer que estejam, a Festa do Espírito Santo, a qual em San Diego é oficialmente reconhecida como o festival étnico mais antigo da cidade.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!