quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Requalificação da Praceta dos Baleeiros [e estabilização da zona costeira]


Apresenta-se, em anexo, um conjunto de fotografias (datadas de 29 de dezembro de 2021) que mostram o aspeto final da empreitada de requalificação da Praceta dos Baleeiros, no Cais do Pico, vila de São Roque do Pico [link para fotos do decurso das obras].

Esta empreitada, orçada em quase 235 mil euros (sem IVA) e que inicialmente tinha um prazo de execução de cinco meses (a contar desde o início de julho de 2020), assentou essencialmente na requalificação de pavimentos, nomeadamente na cobertura do pavimento com um tapete betuminoso de cor avermelhada, salvaguardando-se o lajeado de pedra remanescente do antigo pátio de desmancha; adicionalmente, a plataforma contígua aos balneários será pavimentada com um deck a imitar madeira. Foram ainda construídos novos muros ao longo da plataforma contígua aos balneários e junto à estátua do Velho Baleeiro, bem como houve um reforço dos muros laterais da antiga rampa de varagem das baleias. O projeto incluiu igualmente a construção de passeios e a recuperação e replicação dos antigos candeeiros de betão existentes na zona [link para o projeto].

Apresenta-se igualmente um destaque fotográfico para a estabilização da zona costeira adjacente, empreitada esta orçada em cerca de 125 mil euros e que teve um prazo de execução de 120 dias.

Ambas estas obras ficaram concluídas no final do verão/início do outono de 2021.

Haja saúde!

























2 comentários:

  1. Gostei muito da reportagem completíssima.
    Bom Ano Novo para o blogue, para si e sua família.
    Haja MUITA saúde!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado!
    Votos de um Próspero Ano Novo para todos!
    Haja saúde!

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!