segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Bicicletas Elétricas Públicas Inteligentes na ilha do Pico? Você decide!


No âmbito do Orçamento Participativo dos Açores 2021, uma das propostas em votação refere-se à disponibilização de bicicletas elétricas públicas inteligentes na ilha montanha.

Em particular, esta iniciativa pretende dotar o Pico de smart bikes, i.e., bicicletas partilhadas eletricamente assistidas, as quais também disponham, por exemplo, de acelerómetros, giroscópios, sensores de cadência ou de binário, de forma a detetar a velocidade de circulação, quanta força está a ser aplicada nos pedais ou a energia despendida, entre outros.

Paralelamente, prevê-se a instalação de estações, em pontos distintos da ilha, com docas de carregamento para as bicicletas supramencionadas.

A ideia é conciliar uma forma ecológica de lazer e de exercício físico, promovendo igualmente a mobilidade sem recurso a combustíveis fósseis.

Qualquer pessoa pode agora votar nesta proposta até ao dia 31 de janeiro de 2022; para isso, basta recorrer à informação que consta no Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e proceder de uma de duas formas: [Nota i): em ambos os casos deverá ser indicado todos os dígitos do número de identificação civil do Bilhete de Identidade ou, no caso do Cartão de Cidadão, todos os números e caracteres do número de identificação civil; no caso da votação online, esta pode ser igualmente efetuada recorrendo à Chave Móvel Digital.
Nota ii): votar nesta proposta esgota apenas um dos dois votos que cada pessoa tem; é possível usar o outro voto para uma proposta de 'Âmbito Regional', como por exemplo a proposta AEROPORTOS DOS AÇORES ONLINE.]

Em suma, aliar tecnologia, lazer e exercício físico à preservação do ambiente é fácil e está nas suas mãos; para isso basta votar!

Haja saúde!



2 comentários:

  1. Já votei nas duas propostas, com todo o gosto. TUDO pelo PICO!!!
    Mesmo longe, tenho a ilha montanha no coração... Saudades...

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo seu contributo!
    Haja saúde!

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!