sábado, 13 de dezembro de 2014

Resposta da SATA relativamente à caixa Multibanco no aeroporto da ilha do Pico

(Multibanco voltou ao aeroporto da ilha do Pico)

Ontem recebi, via e-mail, a resposta à minha reclamação por escrito feita à SATA-Gestão de Aeródromos relativamente ao facto de o aeroporto da ilha do Pico estar sem caixa Multibanco. Decidi partilhar publicamente aqui a resposta:

Ponta Delgada, 14.12.12 
Exmo. Sr. Ivo Sousa,
Segundo a informação obtida pela SATA-Gestão de Aeródromos, a colocação de um terminal de Multibanco na Aerogare da Ilha do Pico não depende diretamente dos mesmos, uma vez que, o equipamento existente anteriormente neste Aeródromo era da responsabilidade do BANIF.
A instalação de um equipamento deste tipo, obriga a entidade bancária a pagar uma taxa de ocupação do espaço público aeroportuário, situação essa que associada ao reduzido tráfego que tem a Aerogare inviabiliza no entender do BANIF o interesse nesta operação.
Da parte da SATA Gestão de Aeródromos existe toda a abertura e interesse em melhorar os serviços existentes na Aerogare da Ilha do Pico, mas como foi referido esta situação depende única e exclusivamente de terceiros.
Esperamos que tenha sido esclarecedora a resposta à suas sugestões e que de futuro, tal situação seja solucionada.
Os nossos cumprimentos,
Customer Care
SATA
Av. Infante D. Henrique, 55 - 1º
9504-528 Ponta Delgada
(351) 296 672 098
customer.care@sata.pt 

Tomei a iniciativa de responder a este contacto, apresentando o meu ponto de vista de como a SATA-Gestão de Aeródromos deveria lidar com esta situação. Partilho também publicamente aqui a minha resposta:

Bom dia,
Em relação à reclamação por escrito relacionada com a caixa Multibanco no aeroporto da ilha do Pico, gostava de referir os seguintes pontos:
- Primeiro, denoto um certo “jogo do empurra” das culpas. Bem sei que a presença de uma caixa Multibanco no aeroporto é da responsabilidade de uma entidade bancária, mas, e tal como referem, esta tem que pagar “(...) uma taxa de ocupação do espaço público aeroportuário (...)”. Ora, se houve desinteresse por parte da entidade bancária (BANIF) que anteriormente disponibilizava uma caixa Multibanco, julgo eu que poderia a SATA-Gestão de Aeródromos ter tentado renegociar esta taxa de forma a que os utentes do aeroporto fossem melhor servidos.
- Segundo, referem que “Da parte da SATA-Gestão de Aeródromos existe toda a abertura e interesse em melhorar os serviços existentes na Aerogare da Ilha do Pico (...)”. A meu ver, isto significa que têm todo o interesse em garantir que existe (também) uma caixa Multibanco neste aeroporto. Assim, sugiro que a SATA-Gestão de Aeródromos entre em contacto com as diversas entidades bancárias que operam na ilha do Pico (Banco Comercial Português - Millennium BCP, Banco Internacional do Funchal - BANIF, Banco Santander Totta, Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, Caixa Económica Montepio Geral, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola e Novo Banco dos Açores) a fim de tentar solucionar esta situação.
- Terceiro, referem que “(...) esta situação depende única e exclusivamente de terceiros”. Permitam-me discordar desta afirmação, justificando-me nos pontos anteriores, isto é, a SATA-Gestão de Aeródromos não só pode ser proactiva e contactar várias entidades bancárias, como também pode tentar negociar o valor da taxa de ocupação a pagar por um banco. Assim, ficavam todos a ganhar: a SATA-Gestão de Aeródromos obtinha uma receita que não está a ter de momento; a entidade bancária obtinha publicidade e ficava bem vista na população local por ter contribuído para uma solução; e acima de tudo, as pessoas que utilizam o aeroporto da ilha do Pico ficavam com mais um serviço à disposição, serviço este que é de grande utilidade para todos devido à multiplicidade de operações que podem ser efectuadas numa caixa Multibanco.
Cumprimentos,
Ivo Sousa



Haja saúde!

4 comentários:

  1. Uma resposta muito bem fundamentada e um a boa lição de Gestão à "SATA-Gestão de Aeródromos",que vai fazendo uma gestão passiva... tipo mera "manutenção", sem se preocupar com o bem estar dos utentes.Uma vez mais um Bravo ao meu Caro Amigo Ivo Sousa.

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  2. È sempre muito difícil quando contactamos com pessoas sobre assuntos vistos através de $$$$$$$$$$$$$

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  3. Realmente estão com contenção de despesa. Mas desta maneira com rendas altas e com várias lojas da aerogare vazias assim mesmo é que não conseguem manter a infrastrutura, que é demasiado grande para o trafego que neste momento recebe. Antes receber um bocado menos pelas rendas e esse menos poderá chegar a um "todo".

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