quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Exposição "CoMtradição, Prémio de Artesanato dos Açores"

É inaugurada na próxima Sexta-feira, dia 12 de Dezembro, pelas 20h30, no Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, a exposição "CoMtradição, Prémio de Artesanato dos Açores". Esta exposição homenageia as artesãs picoenses Conceição e Alzira Neves (fundadoras da Escola de Artesanato de Santo Amaro) e permanecerá neste pólo do Museu do Pico até ao dia 28 de Fevereiro de 2015.

Esta homenagem, feita através da atribuição de um prémio de valor pecuniário, de uma exposição de carácter retrospectivo e/ou antológico e da publicação de um catálogo que constituirá uma importante referência historiográfica e bibliográfica, reconhece, valoriza e dá visibilidade a estas irmãs gémeas que protagonizaram acções e trabalhos expressivos das tradições, com ênfase na estratégia de preservação e ampliação da identidade cultural dos Açores, muito através da Escola de Artesanato de Santo Amaro que fundaram em 1986, na ilha do Pico.

Elegeram-se estas duas artesãs dado que, além de todas as qualidades que reúnem em si, qualidades demostradas ao longo dos anos de trabalho, muito contribuíram para dinamizar, divulgar e manter vivo o legado de vários ofícios artesanais, apurando sempre a criatividade e a estética dos trabalhos sem ferir, no entanto, a tradição secular do artesanato da ilha.

Esta exposição poderá ser visitada no seguinte horário:
  • 3ª a 6ª feira: 09h15 – 12h30 e 13h30 – 17h00
  • Sábados e Domingos: 09h15 – 12h30.
(Centro Regional de Apoio ao Artesanato promove projeto "Raízes" na ilha do Pico - Fotos)

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!