quinta-feira, 4 de novembro de 2021

A insciência da televisão pública sobre onde fica o Pico


Portugal em Direto é um programa da RTP que se foca na informação local ao nível nacional, ocupando o horário do final da tarde do principal canal da televisão pública portuguesa. Por estes motivos, este programa assume uma verdadeira missão de serviço público: dar a conhecer a todos as particularidades próprias de cada localidade, ou seja, dar voz àqueles que raramente são notícia, bem como mostrar que muito se faz por esse país fora.

Vem isto a propósito do que se passou no passado dia 1 de novembro, em pleno feriado do Dia de Todos os Santos, onde o Portugal em Direto fez uma ligação em direto à ilha montanha, com o intuito de o diretor do Jornal do Pico ter a oportunidade de divulgar as respetivas notícias locais a todo o país.

Acontece que, ao tentar dar a conhecer ao telespectadores de onde falava Rómulo Ávila, a televisão pública conseguiu não acertar! Em particular, apresentando um mapa das nove ilha açorianas, juntamente com a indicação de que estavam em direto do "PICO, Açores" e da redação do "JORNAL DO PICO", a equipa da RTP colocou um pin de localização (que salta bem à vista) sobre... a cidade da Horta, na ilha do Faial!

Este erro de (exatamente) 27 km [distância entre a redação do Jornal do Pico, na vila de São Roque do Pico, e a cidade da Horta] pode parecer insignificante, mas a verdade é que ele mostra como a ilha montanha ainda não vale só por si no contexto nacional: o sentimento que qualquer picaroto teve ao ver este erro de localização é o de que os ex-distritos açorianos ainda não se extinguiram por completo!

Para se perceber melhor o sentimento descrito anteriormente, imagine-se uma notícia sobre Setúbal com um pin de localização colocado sobre Lisboa [note-se que estas duas cidades também distam 27 km entre si]; ou melhor, imagine-se uma notícia sobre Portugal com um pin de localização colocado sobre Espanha — um erro cometido por alguns meios de comunicação social estrangeiros e que irrita profundamente qualquer português!

Posto isto, resta esperar que a televisão pública estude melhor a lição de geografia antes da próxima ligação em direto ao Pico; em caso de dúvida, basta irem aos seus arquivos e visualizar, por exemplo, o programa "Açores: Nove Ilhas, Nove Almas", ou seja, é só fazer um Estudo em Casa da própria RTP.

Haja saúde!


2 comentários:

  1. Também vi e não estranhei NADA!!! Estes "metropolitanos" são os mesmos que dizem que a serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal. Ah, Ah, Ah!!! Um pouco mais de Geografia e de história de Portugal é urgente!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu vi e não estranhei NADA! São os mesmos "metropolitanos" que proclamam aos sete ventos que o ponto mais alto de Portugal é... a serra da Estrela!!! Paletes de Geografia e de História de Portugal em cima deles!!! Ignorância...

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!