sábado, 12 de dezembro de 2020

Vencedores do Concurso Internacional de Fotografia - Montanhas Submarinas e Montanhas no Oceano


O concurso anual de fotografia Montanha acompanha o Montanha Pico Festival desde o seu início. Nesta, a sétima edição, e que tem por temática o oceano, dois fotógrafos bem distintos são destacados. O trabalho fica em exposição na Foto_Galeria no edifício dos Bombeiros Voluntários da Madalena até à primavera. 

Nelson Silva é colaborador da MiratecArts já há vários anos, participando em exposições e expedições fotográficas. O fotógrafo faialense, depois de vencer o concurso de fotografia Montanha em 2017, onde a sua imagem virou selo na filatelia da República Portuguesa, volta a participar e, mais uma vez, recebe o prémio de melhor foto da ilha do Pico, a maior montanha na área marítima de Portugal, no oceano Atlântico. "Sunburst" é o título da obra que mostra algum detalhe no mar no Porto da Ribeirinha, Faial, com um belo sol em estrela atrás da montanha. O fotógrafo é convidado a participar na expedição noturna, a acontecer na ilha do Pico, durante o Montanha Pico Festival, este janeiro, e ainda recebe viagem e até 3 noites de estadia na ilha de sua escolha para explorar mais paisagens açorianas através da sua lente. 

Hamnøy nas Ilhas Lofoten, na Noruega, é o trabalho de Alexandre Vidigal que venceu na categoria de "Mountains in the Ocean Around the World." Uma fotografia da montanha Olstinden a observar as típicas casinhas vermelhas dos pescadores chamadas de “Rorbu” (convertidas em apartamentos turísticos), da pequena vila piscatória de Hamnøy, fazem parte de uma extensa coleção de paisagens marítimas do fotógrafo, ao qual a MiratecArts convida para uma futura exposição na ilha do Pico a celebrar a Década do Oceano. 

Montanha Pico Festival foi apresentado ao público no Dia Internacional da Montanha, 11 de dezembro. Como tem vindo a ser habitual, o festival está planeado para oferecer programação por toda a ilha do Pico durante o mês de janeiro, ao qual a organização espera que os tempos de pandemia ajudem a concretizar. Programas para pequenos grupos, após registo de participação, estão previstos para os sábados, com visitas a grutas e algares da montanha acompanhados do saxofone de Luis Senra. Aos domingos continuam as já famosas tardes de chá na Casa da Montanha com muita conversa em arte. As terças-feiras são reservadas para cinema no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, e sextas é no Auditório da Madalena. 

Mais informações em: www.picofestival.com

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!