quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Inaugurado Loteamento Urbano dos Bacelinhos


Foi recentemente inaugurado [mais concretamente a 14 de dezembro de 2020] o Loteamento Urbano dos Bacelinhos, o qual pretende cativar jovens casais a fixar-se no concelho.

Falando na inauguração da empreitada de infraestruturação daquele loteamento, o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, assumiu o seu “orgulho” pelo investimento concretizado, o primeiro do género construído pela Câmara, adiantando que será muito importante para o desenvolvimento do concelho e particularmente para a freguesia de Santo António: “Inauguramos hoje uma das obras mais importantes para o futuro deste concelho, que vai apoiar os jovens no início da sua vida ativa, contribuindo para a fixação de mais população e para acrescentar valor à nossa paisagem urbanística. Apesar de a obra física já estar concluída há algum tempo, entendemos que só agora faria sentido proceder à sua inauguração, depois de elaborado e devidamente aprovado e publicado o diploma que regulamenta o processo de atribuição dos lotes, bem como depois de concluída a respetiva fase de candidaturas, a qual terminou na passada sexta-feira, 11 de dezembro”.

Mark Silveira lembrou que ainda existem em São Roque do Pico jovens, casais ou não, com ou sem filhos, já em idade ativa e inseridos no mercado de trabalho, que vivem em casa dos pais ou de terceiros, apesar de desejarem possuir a sua própria habitação e por isso “estes lotes podem ajudar a ultrapassar algumas dessas situações”.

Na cerimónia o Presidente de São Roque do Pico deixou por outro lado um apelo ao Governo para colaborar com os jovens que pretendam construir habitação naquele local: “No seguimento do entendimento que já existia com o anterior Governo Regional, será igualmente bem-vinda e necessária a ajuda do atual, no sentido de criar mecanismos que permitam a edificação das moradias por parte dos interessados, após a aquisição dos terrenos”.

A este repto respondeu o Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego. Presente na cerimónia em representação do Presidente do Governo, Duarte Freitas, assumiu que a habitação jovem é uma preocupação do novo executivo regional, admitindo que “teremos todas as oportunidades para colaborar com as autarquias e, particularmente com a de São Roque do Pico, no sentido de fixar o máximo possível dos jovens e dar-lhes oportunidade na sua terra”.

Suportado na sua totalidade por meios financeiros da Câmara Municipal, o investimento que ultrapassa os 350 mil euros permitiu a construção de 12 lotes, que, além de desenvolver o tecido urbano, permitirá dinamizar a economia local.

Com projeto de arquitetura incluído para moradias do tipo T2 e T3, os lotes com dimensões entre os 407 e os 778 metros quadrados serão vendidos a preços variáveis entre os 8.100 e os 15.200 euros.

A par da infraestruturação dos lotes, o projeto de urbanização dos Bacelinhos incluiu a execução dos muros de delimitação, deixando os nichos necessários às infraestruturas de abastecimento de água, energia elétrica e telecomunicações, bem como a criação de arruamentos, passeios e zona de estacionamento com capacidade para 43 viaturas e um espaço verde com 544 metros quadrados.

[Fonte: CMSRP | RP]

Haja saúde!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!