domingo, 15 de março de 2020

Restrições nas viagens aéreas para os Açores


[ATUALIZAÇÃO 19/03 - SUSPENSAS LIGAÇÕES AÉREAS E MARÍTIMAS NOS AÇORES]

A Autoridade Regional de Saúde determinou que todos os passageiros de voos do exterior que aterrem nos Açores estão, a partir de ontem [14 de março de 2020], obrigados a cumprir um período obrigatório de quarentena de 14 dias, para fazer face à pandemia associada ao COVID-19.

Estes passageiros são, também, obrigados a assinar uma declaração que os informa que o não cumprimento desse período obrigatório de quarentena constitui crime de desobediência e, como tal, será apresentada queixa junto das autoridades judiciais.

Por outro lado, o Governo dos Açores determinou que os voos da Azores Airlines, provenientes do exterior da Região, fiquem concentrados nos aeroportos de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, e das Lajes, ilha Terceira [posteriormente a operação ficou toda concentrada em Ponta Delgada].

Adicionalmente, qualquer passageiro que desembarque no aeroporto de Ponta Delgada, mas que tenha o seu encaminhamento para uma viagem interilhas, não passa pelo interior do aeroporto. Terá de desembarcar e passar pela delegação de saúde de Ponta Delgada.

Assim, estão canceladas todas as ligações aéreas diretas entre Lisboa e as ilhas do Pico, Faial e Santa Maria.

Adicionalmente, soube-se que o Presidente do Governo enviou hoje uma carta ao Primeiro-Ministro a solicitar a suspensão urgente das ligações aéreas do exterior, incluindo do território nacional, com os aeroportos dos Açores, com exceção do transporte de carga e casos de força maior, desde que autorizados pela competente Autoridade de Saúde — este pedido não foi atendido, mas é um prenúncio do que pode vir a ocorrer num futuro próximo.

Entretanto, foi criada uma linha telefónica destinada especificamente a esclarecer os Açorianos sobre dúvidas, de caráter não médico, relacionadas com a situação na Região derivada da pandemia associada ao COVID-19.

A Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19 tem o número 800 29 29 29 e pode ser utilizada entre as 08h00 e as 20h00, todos os dias da semana, para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus, as quais poderão também ser colocadas através do seguinte endereço de correio eletrónico:
Ou através do seguinte site:

Para as questões de foro clínico deve ser usada a Linha Saúde Açores 808 24 60 24, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Se tiver tosse, febre e dificuldade respiratória, deve isolar-se, não se deslocar às urgências e contactar, de imediato, a Linha Saúde Açores 808 24 60 24.

Haja saúde!


Sem comentários:

Publicar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!