quarta-feira, 13 de novembro de 2019

A Terra Treme 2019


A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil. O objetivo da iniciativa é que todos saibam o que fazer antes, durante e depois de um evento sísmico, conhecendo as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se protegerem e se sentirem mais seguros.

O exercício decorre sexta-feira, dia 15 de novembro de 2019, pelas 10h15 [hora dos Açores] e terá a duração de um minuto, podendo qualquer pessoa participar, individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem.

Durante o exercício deverão ser praticados os três gestos básicos de proteção em caso de sismo, os quais podem salvar vidas:
  • Baixar: esta posição evita que possa cair durante o sismo e permite mover-se;
  • Proteger: proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente;
  • Aguardar: aguarde até a terra parar de tremer.
Para mais informações, poderá ser consultado o portal www.aterratreme.pt, onde se encontram vários recursos alusivos à iniciativa.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!