segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Carta aberta ao Presidente da República sobre a comemoração do Dia de Portugal

Excelentíssimo Senhor Presidente da República Portuguesa,

O meu nome é Ivo Sousa, tenho 31 anos e tenho muito orgulho em ser português. A propósito, sempre que posso aproveito para divulgar o nosso país, a nossa cultura e a nossa língua, seja quando me ausento do país, seja quando alguém nos visita. A título de exemplo, na minha atividade profissional de investigador de pós-doutoramento no Instituto de Telecomunicações, polo do Instituto Superior Técnico — Universidade de Lisboa, onde convivo diariamente com colegas oriundos de todo o mundo, parte da hora de almoço foi carinhosamente batizada como "portuguese time"; a razão é simples: eu faço questão de falar, ensinar e explicar algumas palavras da nossa língua portuguesa.

Como já deve ter notado, entendo que nunca é demais recordar a todos, incluindo aos portugueses, que a nossa pátria tem uma história e uma identidade que nos deve deixar cheios de orgulhos. É por isso que, a meu ver, o Dia de Portugal não é apenas um feriado a 10 de junho de cada ano; esta é a data em que os todos os portugueses, incluindo os que estão fora do país, sabem que podem celebrar o enorme prazer, satisfação e honra que têm em fazer parte do povo português. E é sobre esta comemoração que gostava de transmitir a Vossa Excelência uma ideia que tive.

Julgo que partilhará comigo o simbolismo que atribuo ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Aliás, os seus atos e palavras reforçam esta minha convicção, como seja a celebração do seu primeiro Dia de Portugal como Presidente da República junto da comunidade portuguesa em França, mais concretamente em Paris, e a intenção de, em 2018, comemorar o dia da nossa nação no Brasil, país onde a comunidade portuguesa é também bastante significativa. Estes são gestos que registo com apreço e quero lhe dar os meu parabéns pelos mesmos.

Contudo, e decerto estamos de acordo, é igualmente importante celebrar o Dia de Portugal dentro de portas. Ora bem, isto implica que é necessário escolher um local que acolha as cerimónias oficiais do nosso dia maior e é aqui que a minha ideia entra em ação: e se o Dia de Portugal fosse comemorado na ilha do Pico, nos Açores? Inúmeras outras questões certamente se levantam com esta minha sugestão, mas a principal, para mim como picaroto, é a seguinte: e porque não?

Tal como é do seu conhecimento, a ilha do Pico deve o seu nome à sua imponente montanha, cujo topo é o ponto mais alto de Portugal. Assim, celebrar neste território insular nacional o Dia de Portugal seria, de alguma forma, transpor para a realidade o facto de metaforicamente este dia em concreto representar "o ponto alto do que é ser português"!

Adicionalmente, entendo que realizar as cerimónias oficiais do Dia de Portugal nesta ilha, onde não existem cidades, representaria um agradecimento a todos os portugueses que moram fora dos centros urbanos pelo seu contributo, defesa e divulgação da portugalidade. Por outro lado, efetuar esta comemoração na ilha do Pico reforçaria aquilo que muitos picarotos afirmam com orgulho após ouvir, na sua terra, a não tão rara frase "lá em Portugal...": "Aqui também é Portugal!"

E se porventura a logística de organizar esta celebração na ilha do Pico, um local distante do território continental nacional, pareça, à primeira vista, impossível, nada como refletir sobre a lição de vida dada pelos primeiros povoadores da ilha montanha: num local inóspito, onde praticamente só existia pedra e de onde parecia impossível tirar sustento, o grande espírito português emergiu e cultivou uma vinha que é hoje Património da Humanidade, a qual deu origem a um produto de qualidade mundial, vinho este que foi inclusivamente servido à mesa dos Papas e dos Czares!

Excelentíssimo Senhor Presidente, algumas pessoas eventualmente serão da opinião que esta minha ideia é um pouco extravagante. Porém, foi também com base em ideias excêntricas para a altura que Portugal deu novos mundos ao Mundo e que difundimos a língua portuguesa pelos quatro cantos do globo, feitos pelos quais hoje nos orgulhamos de sermos portugueses. Estes exemplos são também uma das fontes de inspiração que tenho aquando da realização dos meus trabalhos de investigação, atividade esta que, como bem sabe, muitas vezes alcança o sucesso partindo de ideias que parecem bizarras à primeira vista.

Termino esta missiva apresentando os meus mais respeitosos cumprimentos a Vossa Excelência e fazendo desde já uma promessa: se, durante o seu mandato, o Dia de Portugal vier a ser comemorado oficialmente na ilha do Pico, eu farei o máximo possível para estar na ilha montanha nessa ocasião e celebrar consigo tão importante data para a nossa nação, isto é, comemoraremos o dia maior junto ao ponto maior do nosso Portugal!

Haja saúde!

Post scriptum: Esta carta aberta foi enviada para o correio eletrónico do Presidente da República Portuguesa através da funcionalidade "Escreva ao Presidente" existente no site da Presidência da República Portuguesa. No dia 17 de janeiro de 2017, o Chefe da Casa Civil respondeu a esta missiva, indicando que o Presidente da República agradecia a mensagem e sugestão enviadas.

10 comentários:

  1. Dr. Ivo Sousa, muito o admiro por suas obras.....de longe se faz presente com seus levantamentos sobre varias questões da nossa Ilha Montanha....amei esta carta, assim como todos os outros temas levantados por si....sou fã desta pagina e da sua pessoa....pela sua forma de ser....das pessoas mais humildes que conheço.....a verdadeira humildade é uma virtude.....acredito que depois desta carta teremos um dia de Portugal na nossa Ilha....visto que uma das qualidades que encontro na pessoa do nosso Presidente também seja humildade.
    Usando uma frase sua que gosto.
    Haja saúde!

    ResponderEliminar
  2. Boa iniciativa Ivo ! Espero que chegue às mãos do nosso Presidente para sua consideração. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelas suas amáveis palavras.
    Haja saúde!

    ResponderEliminar
  4. Caro Dr. Ivo Sousa os meus Parabéns não por esta iniciativa superior mas por toda a dedicação desinteressada pelo no PICO e partilhada com outros tantos que ,como eu, admiram e aplaudem todos os seus textos! Um abraço Picaroto!

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado pelas suas amáveis palavras.
    Haja saúde!

    ResponderEliminar
  6. Ideia brilhante, Ivo. Fico " a torcer" para que se concretize. Obrigada por mais uma iniciativa de projecção da nossa Ilha e das nossas gentes por esse mundo afora. Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Espero que consigas este desejo. Seria uma grande Vitória. Gostei. Abraço. Haja saúde. W

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!