segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Visita Guiada à vinha da ilha do Pico na RTP2


O Visita Guiada é um programa de televisão e de rádio sobre peças da história da arte e da cultura portuguesas. Na sua próxima emissão, que estreia hoje (segunda-feira, 12 setembro de 2016) pelas 19h45 (hora dos Açores) na RTP2, o tema será a Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico.

Este episódio, cuja sinopse e teaser se apresentam em anexo, será repetido no dia 20 de setembro, cerca das 12h00, sendo que em breve estará também disponível online através da plataforma RTP Play [link para rever este episódio].

Haja saúde!



Sinopse do episódio "Visita Guiada à vinha da ilha do Pico":
É muito pouco conhecido: à semelhança das famosas vinhas do Douro, as vinhas velhas da ilha do Pico foram também classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade. Cultivadas desde há cinco séculos no chão de rocha da ilha geologicamente mais jovem do arquipélago dos Açores, as vinhas do Pico são, a vários títulos, excecionais: os seus muros, se alinhados, dariam duas voltas à linha do Equador. Uma epopeia protagonizada pelos poucos e pobres picoenses que, a partir dos inícios do séc. XVI, arrancaram assim sustento à mais "negra e monstruosa" das nove ilhas dos Açores e lhe transformaram a paisagem. Hoje, porventura, a mais bela de todas elas. Manuel Tomás, poeta natural do Pico, é o nosso guia nesta deslumbrante Visita Guiada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!