sábado, 8 de agosto de 2015

A intermodalidade do porto do Cais do Pico

Devido a uma avaria no navio Express Santorini, o porto do Cais do Pico, situado na vila de São Roque do Pico, recebeu ontem (7 de agosto de 2015) uma visita inesperada por parte do navio Hellenic Wind (imagens desta escala no fim deste post).

Mas o inesperado não terminou aqui. Durante o tempo em que o navio Hellenic Wind fazia um compasso de espera na baía do Cais do Pico enquanto o navio Gilberto Mariano fazia a sua escala, os passageiros com destino à ilha do Faial (e que estavam dentro do Hellenic Wind) eram informados de que também tinham de desembarcar, estaria um autocarro à espera deles em cima do porto e que seguiriam por via terrestre até à Madalena, a fim de apanhar novo barco em direção ao Faial.

É deveras um momento histórico de intermodalidade aquele que se registou na vila de São Roque do Pico (desinclinando um pouco o Triângulo) - ao longo dos tempos têm sido mais os picarotos a fazer passeios terrestres na vizinha ilha Azul do que ao contrário, sobretudo devido aos horários e frequências dos voos para a ilha Montanha.

Também não deixa de ser curioso que, apesar de ter sido devido a uma avaria, tenha havido mais pessoas do que o programado a visitarem São Roque do Pico (mesmo que temporariamente), acontecendo isto durante as festividades da Semana do Mar na ilha do Faial, enquanto durante o festival "Cais Agosto" deste ano podiam ter sido feitas mais escalas neste porto nortenho da ilha do Pico mas não foram.

É caso para dizer que as entidades competentes parecem dar uma utilidade bipolar ao porto do Cais do Pico:
Resumindo, quando interessa, o porto do Cais do Pico tem todas as condições de segurança para operar navios que até têm alguma dimensão (podendo também servir como gare intermodal); quando não interessa, a vila de São Roque do Pico fica "a ver navios..."!

Haja saúde!

1 comentário:

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!