sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A recuperação da vinha do Pico

A vinha da ilha do Pico está em franca fase de recuperação: atualmente, existem cerca de 130 hectares em produção, os quais num futuro próximo serão acrescidos de cerca de 100 hectares (estes últimos encontram-se em fase de instalação).

A grande maioria das vinhas da ilha montanha está afeta às castas nobres: Verdelho, Arinto dos Açores e Terrantez do Pico.

Nunca é demais recordar que a Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico...

A vinha do Pico tem especificidades que levam à produção de vinhos únicos em todo o mundo, como é disso exemplo o vinho licoroso 'Czar' - colheita de 2009 - o qual é uma dádiva dos deuses!

O ciclo económico do vinho na ilha do Pico não só marcou uma era como criou grande parte da paisagem na ilha do Pico. Com o abandono de muitas vinhas em meados do século XIX, ao longo dos anos os currais das vinhas foram sendo substituídos por árvores de maior porte, moldando de muito verde e ocultando os muros de pedra da paisagem tradicionalmente ocupada pelos vinhedos.

Com a recuperação da vinha do Pico, assiste-se agora a um regresso da paisagem tradicional, sendo notório, sobretudo a partir do mar ou de um avião, um maior número de clareiras que se regista nas zonas onde se plantam as videiras, como comprovam as imagens seguintes.

Haja saúde!



(© do vídeo: Michael Eschenbacher)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!