segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Onda de quase 14 metros em dia de mau tempo no canal


O arquipélago dos Açores esteve ontem (domingo, 23 de outubro de 2016) debaixo de avisos amarelo, laranja e vermelho, sobretudo devido à agitação marítima. Parafraseando o título do magnífico romance de Vitorino Nemésio, a natureza decidiu mostrar o que é o mau tempo no canal entre as ilhas do Pico e do Faial.

Várias imagens foram recolhidas das gigantescas ondas que passaram por este canal [link], as quais inclusivamente levaram ao encerramento à navegação no porto da Madalena, na ilha montanha. Contudo, a rede de boias ondógrafo dos Açores registou a onda com altura máxima precisamente na boia ondógrafo do canal Pico/Faial: 13,72 metros!

Nota ainda para o facto de esta onda em particular ter sido igualmente, no dia de ontem, a maior onda registada em Portugal. Curiosamente, isto ocorreu nas imediações do ponto terrestre português mais elevado — é caso para dizer que em terras e mares do Pico, a natureza é mesmo grande!

Haja saúde!

Boia ondógrafo Pico/Faial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!