segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Visita Guiada à vinha da ilha do Pico na RTP2


O Visita Guiada é um programa de televisão e de rádio sobre peças da história da arte e da cultura portuguesas. Na sua próxima emissão, que estreia hoje (segunda-feira, 12 setembro de 2016) pelas 19h45 (hora dos Açores) na RTP2, o tema será a Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico.

Este episódio, cuja sinopse e teaser se apresentam em anexo, será repetido no dia 20 de setembro, cerca das 12h00, sendo que em breve estará também disponível online através da plataforma RTP Play [link para rever este episódio].

Haja saúde!



Sinopse do episódio "Visita Guiada à vinha da ilha do Pico":
É muito pouco conhecido: à semelhança das famosas vinhas do Douro, as vinhas velhas da ilha do Pico foram também classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade. Cultivadas desde há cinco séculos no chão de rocha da ilha geologicamente mais jovem do arquipélago dos Açores, as vinhas do Pico são, a vários títulos, excecionais: os seus muros, se alinhados, dariam duas voltas à linha do Equador. Uma epopeia protagonizada pelos poucos e pobres picoenses que, a partir dos inícios do séc. XVI, arrancaram assim sustento à mais "negra e monstruosa" das nove ilhas dos Açores e lhe transformaram a paisagem. Hoje, porventura, a mais bela de todas elas. Manuel Tomás, poeta natural do Pico, é o nosso guia nesta deslumbrante Visita Guiada.

domingo, 11 de setembro de 2016

Aeroporto do Pico continua a registar estatísticas impressionantes em 2016


Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores relativos ao transporte aéreo, a ilha do Pico continua a crescer acima da média regional: só no passado mês de agosto, em termos de movimento de passageiros aéreos (desembarcados e embarcados), o Aeroporto da ilha do Pico movimentou mais 31,7% passageiros do que no período homólogo de 2015.

Este crescimento de passageiros aéreos vem reforçar a tendência que já tinha sido verificada aquando da análise dos dados estatísticos de julho passado: deste o início do ano até agora, a ilha do Pico registou, no todo regional, o maior crescimento percentual em termos de movimento de passageiros aéreos, mais concretamente 37,9%.


De todos os voos que operaram no Aeroporto da ilha do Pico em agosto de 2016, 109 foram relativos a viagens interilhas, 14 voos ligaram o Pico a Lisboa e existiram 5 ligações aéreas internacionais, mais concretamente com Amesterdão. Traduzindo estes voos em quantidade de passageiros aéreos, as ligações interilhas serviram mais de três quartos de todos os passageiros que desembarcaram/embarcaram na ilha do Pico (76%), sendo que mais de um quinto do total chegou/partiu através dos voos com Lisboa (22%) e apenas 2% dos passageiros utilizaram a rota que liga o Pico a Amesterdão.


Analisando agora o número médio de passageiros por voo interilhas, não só para a ilha do Pico mas também para as restantes ilhas dos Açores, verifica-se que as estatísticas continuam a revelar, tal como em julho passado, um dado muito curioso: considerando o todo regional em agosto de 2016, a ilha do Pico registou o maior número de passageiros por voo interilhas — 68 pessoas. Como os aviões que servem as rotas interilhas do Pico, os Bombardier Q200 e Q400, transportam 37 ou 80 passageiros, respetivamente, a partir da média registada pode-se inferir que estes voos estiveram praticamente sempre lotados.


Também é interessante analisar o número médio de passageiros por voo territorial, isto é, entre os Açores e o Continente, novamente não só para o Pico mas também para as restantes gateways açorianas. As estatísticas revelam vários dados curiosos: em primeiro lugar, os voos territoriais que serviram a ilha montanha registaram uma média de 149 passageiros a bordo, média esta que apenas foi superada nos voos que serviram a ilha de São Miguel (170); em segundo lugar, e recordando que a gateway do Pico apenas tem voos territoriais com Lisboa (à semelhança do Faial e de Santa Maria), bem como que as aeronaves que serviram o Pico nesta rota, os Airbus A320, podem transportar no máximo 165 passageiros, estes voos territoriais com a ilha montanha tiveram uma taxa de ocupação média na ordem dos 90%.


Em suma, a ilha do Pico não só continua a registar um crescimento impressionante no que toca aos passageiros aéreos, bem como os aviões andam cheios. Adicionalmente, e comparando com a restante realidade açoriana, não só o crescimento observado na ilha montanha é o maior dos Açores, como também os voos que servem a ilha do Pico podem ser considerados como dos mais rentáveis da Região.

Estas estatísticas mostram a pertinência da petição pública pelo aumento das condições de operacionalidade do Aeroporto da ilha do Pico. Por outro lado, se é verdade que as estatísticas "valem o que valem", também é verdade que elas continuam a comprovar que a ilha do Pico está a efetuar uma transição de "ilha do futuro" para "ilha da moda"!

Haja saúde!

sábado, 10 de setembro de 2016

Revista russa destaca a cultura da vinha do Pico

Sob o título "Oceano Atlântico numa garrafa", a revista russa de vinhos "Vinnaya Karta" apresenta, na sua edição de setembro de 2016, uma reportagem sobre a cultura da vinha nos Açores, salientando o trabalho efetuado nas ilhas do Pico e da Terceira.

No caso da ilha montanha, é apresentada a história da vinha que é hoje património mundial da humanidade, não podendo faltar o elo de ligação entre o respetivo vinho e os Czars.

Para quem tiver curiosidade em ler este artigo, aqui fica cópia do original (naturalmente em russo!).

Haja saúde!

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Petição pública pelo aumento das condições de operacionalidade do Aeroporto da ilha do Pico


Acaba de ser lançada uma petição pública pelo aumento das condições de operacionalidade do Aeroporto da ilha do Pico, cujo conteúdo se anexa na íntegra a este post.

Esta iniciativa é dirigida aos órgãos de governo próprio da Região Autónoma dos Açores (Assembleia Legislativa Regional dos Açores e Governo dos Açores), sendo que os autores e primeiros subscritores desta petição pública irão fazer chegar a mesma aos destinatários em tempo oportuno.

Visto que a união faz a força, convidamos todos aqueles que concordam com esta petição em assinar a mesma em:
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=melhor-aeroportopico
[nota: com o intuito de esta petição ser futuramente discutida em sede parlamentar regional, é necessário indicar o nome completo e a identificação — BI ou Cartão de Cidadão].

Adicionalmente, quem quiser pode contribuir na angariação de assinaturas em papel (que apenas serve para complementar a versão online, de forma a permitir que as pessoas que têm menor facilidade de acesso à internet também possam assinar). Para isso basta seguir as instruções disponíveis em:
http://www.caisdopico.pt/2016/09/versao-em-papel-da-peticao-publica-pelo.html

Haja saúde!

[Ecos desta petição na comunicação social: Diário Insular (8 de setembro; 14 de setembro), Ilha Maior (9 de setembro), Rádio Pico (9 de setembro), Correio dos Açores (9 de setembro), Jornal do Pico (11 de novembro), RDP/Açores (21 de novembro).]

["Última chamada" para aderir a esta petição]

Post scriptum:
— Em 22 de julho de 2017, a petição sobre o Aeroporto do Pico “levantou voo” rumo ao parlamento açoriano.
— Em 8 de novembro de 2017, a petição sobre o Aeroporto do Pico começou a ser analisada pela Comissão de Economia.
— Em 28 de fevereiro de 2018, a Comissão de Economia emitiu o seu parecer relativo à petição sobre o Aeroporto do Pico.
— Em 19 de abril de 2018, a petição sobre o Aeroporto do Pico foi debatida em plenário da Assembleia Regional dos Açores.




Pelo aumento das condições de operacionalidade do Aeroporto da ilha do Pico

Para: Órgãos de governo próprio da Região Autónoma dos Açores

Excelentíssimos Presidentes da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e do Governo Regional dos Açores,

Ao longo dos seus 34 anos de existência, o Aeroporto da ilha do Pico tem desempenhado um papel cada vez mais importante no contexto socioeconómico da ilha montanha. Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores, o crescimento neste aeroporto em termos de passageiros movimentados tem sido progressivo, tendo inclusivamente registado nos últimos meses o maior crescimento percentual de toda a Região. Por outro lado, e fruto dos investimentos públicos realizados na década passada, atualmente é possível efetuar ligações aéreas diretas entre a ilha do Pico e o Continente, sendo que o número total anual de viagens na rota Lisboa/Pico/Lisboa tem vindo a aumentar a cada ano que passa. Adicionalmente, o verão do ano de 2016 ficará para sempre na história do Aeroporto da ilha do Pico devido ao facto de este ter recebido uma operação aérea regular com origem no estrangeiro, mais concretamente voos diretos desde Amesterdão.

Contudo, e apesar dos resultados notáveis mencionados anteriormente, o Aeroporto da ilha do Pico apresenta alguns condicionalismos ao nível da operacionalidade dos aviões, os quais tornam este aeroporto não só menos atrativo, mas também mais propenso a que existam cancelamentos de voos. Por um lado, e devido ao atual comprimento da pista, as aeronaves de médio curso tais como Airbus A320 ou Boeing 737-800 não conseguem descolar com o peso máximo permitido, o que implica o transporte de menos carga e/ou redução no alcance — a título de exemplo, com as condições atuais não é possível efetuar voos diretos Pico/Amesterdão com as aeronaves das famílias Airbus A320 e Boeing 737, aviões estes que são os mais utilizados mundialmente nas operações de médio curso. Por outro lado, existem algumas (mas não tão raras) condições meteorológicas que inviabilizam muitas aterragens, dando origem impreterivelmente a cancelamentos. Mais concretamente, não são só os efeitos induzidos pela montanha da ilha do Pico de ventos fortes e com direção variável que não permitem operações de aeronaves em condições de segurança, mas também a chuva por si só já contribuiu para vários dos cancelamentos verificados neste aeroporto.

Nunca é demais recordar que um qualquer voo cancelado não só causa transtorno aos passageiros e à respetiva companhia aérea (os quais têm que reprogramar toda a sua agenda), como também um cancelamento causa prejuízo à entidade gestora do aeroporto, a qual deixa de receber as taxas aeroportuárias devidas. Assim, é benéfico para todos (passageiros, companhias aéreas e gestão do aeroporto) que se diminua a probabilidade de cancelamentos de voos devido às condições de operacionalidade num aeroporto.

No caso particular do Aeroporto do Pico, saliente-se o seguinte:
a) A grande maioria dos passageiros que utilizam esta infraestrutura aeroportuária são açorianos;
b) Atualmente, todos os voos regulares que servem este aeroporto são efetuados pela SATA, a transportadora aérea açoriana cujo único acionista é o Governo dos Açores, ou seja, a SATA é propriedade de todos os açorianos;
c) De todas as infraestruturas aeroportuárias existentes nos Açores, apenas quatro (Pico, São Jorge, Graciosa e Corvo) são totalmente geridas, exploradas e desenvolvidas pela Região (concretamente através da SATA), sendo que o Aeroporto da ilha do Pico é, de entre estes quatro, aquele com maiores infraestruturas e com maior movimento de passageiros — por outras palavras, o Aeroporto da ilha do Pico é a maior infraestrutura aeroportuária totalmente açoriana.
Com base nos elementos enumerados anteriormente, é fácil deduzir que um qualquer voo cancelado para o Aeroporto da ilha do Pico causa, direta ou indiretamente, um prejuízo a qualquer açoriano! Por outro lado, tirar o máximo proveito desta estrutura aeroportuária é, direta ou indiretamente, benéfico para todos os açorianos!

A engenharia e a tecnologia atual permitem efetuar alguns melhoramentos no Aeroporto da ilha do Pico, nomeadamente aumentar o comprimento da pista e ranhurar a mesma (também conhecido por grooving). Com estes melhoramentos, esta infraestrutura aeroportuária ficaria mais bem preparada para enfrentar algumas condições meteorológicas adversas, bem como seriam aumentadas as condições de operacionalidade para os voos noturnos, consequentemente fazendo baixar o número de voos cancelados. Por outro lado, não só as restrições atualmente existentes para a operação de algumas aeronaves de médio curso seriam suprimidas/atenuadas, como também poderiam no futuro ser efetuados alguns voos de longo curso (por exemplo, para a diáspora açoriana), tornando assim este aeroporto mais atrativo, inclusivamente para companhias aéreas estrangeiras. Mais ainda, devido à sua localização privilegiada praticamente equidistante das ilhas vizinhas do Faial e de São Jorge (note-se que em menos de uma hora e em menos de uma hora e meia, respetivamente, é possível chegar a estas ilhas recorrendo ao transporte marítimo regular), o "Triângulo", em particular, e os Açores, em geral, teriam uma porta de entrada (totalmente gerida, explorada e desenvolvida pela Região) para servir condignamente as ligações aéreas com o exterior, quer para o território nacional, quer para o estrangeiro.

Considerando tudo o que foi mencionado até agora, os cidadãos abaixo assinados solicitam aos órgãos de governo próprio da Região Autónoma dos Açores que envidem todos os esforços para dotar o Aeroporto da ilha do Pico com mais e melhores condições de operacionalidade, nomeadamente:
1) Que o comprimento da pista seja aumentado, de forma assegurar a operação sem limitações de payload para as aeronaves das famílias Airbus A320 e Boeing 737;
2) Que a pista seja ranhurada (implementação de grooving) em toda a sua extensão, de forma a minorar os efeitos adversos para as aterragens provocados pela chuva que frequentemente cai sobre o território açoriano.

O Aeroporto da ilha do Pico tem mostrado ao longo da sua existência que todo o investimento público nele feito tem dado os seus frutos. Tendo por base este historial, atendendo ao crescimento acentuado de passageiros que se tem registado ultimamente nesta infraestrutura aeroportuária e tendo em conta o previsível aumento dos fluxos turísticos derivado dos investimentos locais nesse sector, é nossa firme convicção que investir no Aeroporto da ilha do Pico para aumentar as suas condições de operacionalidade trará ainda mais benefícios para todos os açorianos!


terça-feira, 6 de setembro de 2016

As namoradeiras do Cais do Pico

Na vila de São Roque do Pico, mais concretamente no Cais do Pico, existem várias namoradeiras, todas muito bonitas e elegantes. Faça chuva ou faça sol, esteja calor ou frio, elas lá estão à nossa espera, podendo ser encontradas sempre no mesmo lugar...

As namoradeiras do Cais do Pico não são 10, nem 20, mas sim 33! Esta é a maior concentração de namoradeiras na ilha do Pico, sendo que todas elas se fixaram ao longo da Rua do Cais...

Mas afinal, que história é esta das namoradeiras? São elementos da paisagem, escavados nos muros baixos à beira-mar, e que são recorrentes em várias povoações da ilha do Pico.

Haja saúde!

[Link relacionado: Volta à ilha do Pico em namoradeiras]




segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Escala de navios de mercadorias no Porto do Cais do Pico — setembro 2016

A Transinsular publicou no seu site a escala para o mês de setembro de 2016 dos navios de carga que efetuam a ligação Continente - Açores (clique na imagem para conhecer esta escala).


Os navios e as datas em que os mesmos vão visitar o Porto do Cais do Pico, na vila de São Roque do Pico, encontram-se indicados na tabela seguinte (clicando no nome do navio abre uma nova janela com a localização atual do mesmo).

DiaNavio
09 de setembro (sexta-feira)Insular
15 de setembro (quinta-feira)Ponta do Sol
20 de setembro (terça-feira)Insular
28 de setembro (quarta-feira)Furnas

Previsão de entradas e saídas de navios - Porto do Cais do Pico: Todas estas informações encontram-se igualmente disponíveis no separador "Barcos" deste blog, apresentando-se também em anexo um mapa contendo, em tempo real, as embarcações que navegam na vizinhança da ilha montanha.

Haja saúde!

domingo, 4 de setembro de 2016

Conclusão das obras na nova rotunda de São Roque do Pico

Estão concluídas as obras na nova rotunda de São Roque do Pico, a qual se localiza na entrada nascente desta vila da ilha montanha (junto ao início da estrada transversal). Desde ontem (3 de setembro de 2016) que esta rotunda se encontra aberta à circulação automóvel, sendo que nos próximos dias terá lugar a cerimónia de inauguração oficial.

Aqui ficam algumas fotografias do primeiro dia de funcionamento da nova rotunda de São Roque do Pico [links para fotos mais antigas e para fotos aéreas].

Haja saúde!

Post scriptum: links para fotos aéreas de 7 de setembro de 2016 — diurnas e noturnas. Reportagens sobre a inauguração a 8 de setembro de 2016: link 1 | link 2.





sábado, 3 de setembro de 2016

Triângulo Magazine — agosto 2016


Apresenta-se de seguida a edição online, de agosto de 2016, da revista açoriana Triângulo Magazine.

Haja saúde!

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Siga aqui o furacão "Gaston"


O furacão "Gaston" vai passar hoje (sexta-feira, 2 de setembro de 2016) por cima do arquipélago dos Açores, afetando sobretudo o grupo ocidental (Flores e Corvo) e o grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial). Espera-se que o "Gaston" perca intensidade e se torne numa tempestade tropical antes de atingir o território açoriano.

A passagem do "Gaston" levou a proteção civil açoriana a emitir um alerta laranja para a zona onde se insere a ilha do Pico, devido à previsão de ventos fortes, precipitação elevada e altura significativa de ondas.

Para seguir este furacão, sugere-se que se observem as webcams disponíveis no site SPOTAZORES [www.spotazores.com], onde é possível observar em direto vários pontos de todas as ilhas do arquipélago. Aqui ficam as imagens em direto das webcams relativas à ilha do Pico e da previsão animada do site Windyty [www.windyty.com], sendo que quem quiser saber mais sobre a previsão de movimento deste e de outros furacões pode consultar o site do centro norte-americano para os furacões [www.nhc.noaa.gov - site em inglês].

Haja saúde!

São Roque do Pico



Lajes do Pico



Madalena



quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Horários Atlânticoline - fim do verão de 2016

Com a chegada de setembro, não só se aproxima o fim do verão, como também são suprimidas algumas ligações marítimas com a ilha do Pico.

Mais concretamente, durante este mês de setembro de 2016 registam-se as seguintes alterações:
  • Linha Azul (Pico, Faial) — as viagens das 22h15 / 23h00 são suprimidas, o mesmo acontecendo, a partir do dia 12 de setembro, às viagens das 9h00 / 9h45;
  • Linha Lilás (Pico, São Jorge, Terceira, Faial) — a última viagem desta linha realiza-se no dia 17 de setembro;
  • Linha Verde (Pico, São Jorge, Faial) — a partir do dia 20 de setembro, algumas ligações são suprimidas, algumas horas de partida são reajustadas e o percurso é alterado ao sábado;
  • Linha Amarela — esta operação sazonal tem o seu término no final deste mês de setembro.

Recorde-se que no separador "Barcos" deste blog é possível encontrar os horários dos navios de passageiros que servem a ilha do Pico de forma regular e dos navios de mercadorias que escalam o principal porto comercial da ilha do Pico.

Haja saúde!