sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

I'll Drink to That! Wine Podcast: Erin and the Volcano


O podcast "I'll Drink to That!", com milhares de seguidores em diversas plataformas, é um programa em língua inglesa onde se entrevistam várias personalidades famosas e/ou conhecedoras do mundo dos vinhos. No seu mais recente episódio, Erin Scala explora os vinhos da ilha do Pico.

Em particular, Erin calça botas resistentes e aventura-se nos Açores para explorar vinhas misteriosas e antigas paredes de pedra de lava com vista para o vulcão gigante na ilha do Pico. Ela explora as castas cultivadas no Pico, como o Arinto dos Açores, o Terrantez do Pico e o Verdelho, e descreve os vinhos produzidos a partir delas. Ela também detalha as tradições locais associadas à vinificação na ilha, bem como a geografia do lugar e sua história.

Erin fala com várias pessoas que vivem e trabalham hoje no Pico, conduzindo uma visita a muitas das principais moradas dos produtores de vinho da ilha. No processo, ela também dá detalhes sobre o que alguns dos principais produtores estão fazendo em relação a temas como oxidação, redução, prensagem e envelhecimento do vinho, abordando a vasta gama de vinhos feitos na ilha. Erin descobre algumas das práticas distintas de vinha na ilha. Ela também dá uma ideia de algumas das diferentes personalidades entre os enólogos e viticultores. No processo, Erin revela o renascimento da vinificação que ocorreu nos últimos anos na ilha, bem como explica o que aconteceu para levar a vinha ao declínio há muitas décadas.

Ao longo deste episódio, Erin entrelaça a cultura, o contexto e a história desta área de Portugal no levantamento dos vinhos desta região. Os ouvintes ouvirão sobre os diferentes queijos da ilha, o significado espiritual das sopas ali, os efeitos das paredes das vinhas, o impacto da indústria baleeira no Pico e o "Ano do Barulho". Mais do que uma sensação de lugar, Erin também transmite uma sensação de sublime. Ela leva o ouvinte a alguns dos vinhedos mais difíceis de cultivar no planeta Terra e lhe dá uma ideia fantástica de por que é importante fazer isso.

Este episódio, intitulado 'Erin and the Volcano' e com quase duas horas de duração, pode ser escutado em anexo por todos aqueles que assim o desejarem.

Haja saúde!



1 comentário:

  1. Vão muito longe a reputação e o sabor dos vinhos incomparáveis da nossa ilha montanha! Parabéns e obrigado por nos trazeres este testemunho.

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!