sábado, 27 de julho de 2019

Exposição Coroas do Espírito Santo da Ilha do Pico


O Museu do Pico apresenta ao público, no próximo dia 29 de julho, pelas 21h30, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a exposição Coroas do Espírito Santo da Ilha do Pico.

Esta exposição procura estabelecer uma relação e um olhar entre o sagrado e o profano, apelando à dimensão simbólica, cultural e patrimonial do culto do Espírito Santo nos Açores.

Numa parceria entre a Ouvidoria do Pico e o Museu do Pico, e com a colaboração de todas as Irmandades, foi possível reunir, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu dos Baleeiros, um conjunto de Coroas que mostram, em todo o seu esplendor, o elevado valor religioso, sentimental e artístico das Coroas do Divino Espírito Santo veneradas na Ilha do Pico.

Não sendo possível expor todas as Coroas veneradas nos impérios da Ilha, optou-se por expor uma Coroa por cada Paróquia da Ilha. Procurou-se também, de acordo com o critério estabelecido pela Ouvidoria do Pico, que cada Paróquia estivesse representada pela Coroa mais antiga.

Ainda num contexto histórico e comemorativo dos 300 anos das grandes erupções vulcânicas de 1718/1720, na ilha do Pico, o Museu do Pico acolhe esta exposição que ficará patente na Galeria de Exposições Temporárias do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico até 29 de setembro, no horário normal de funcionamento do Museu (de terça-feira a domingo - 10h00-17h30).

Haja saúde!

Sem comentários:

Publicar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!