quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Fortuna Escorregadia — documentário sobre o fim da baleação nos Açores


[Post scriptum: Documentário completo em anexo]

Estreia no próximo dia 21 de dezembro de 2018, na RTP1, às 20h00 (hora dos Açores), o documentário ‘Fortuna Escorregadia’.
O fim da baleação em Portugal gera revolta, desentendimentos e muito se perde pelo caminho. À distancia, um grupo de peritos consegue implementar o whale watching nos Açores...
Este trabalho de investigação realizado durante dois anos aborda o fim da baleação nos Açores aquando da entrada de Portugal para a Comunidade Económica Europeia (CEE, atual União Europeia). Mais concretamente, é recordada a possibilidade, em cima de mesa, de uma indemnização finan
ceira que nunca chegou e que ge
rou revolta e contestação. O trabalho lembra também que Portugal foi o 
último país europeu a abandonar a indústria baleeira aquando da adesão à CEE, abordando o facto de nos Açores as comunidades baleeiras não terem aceitado a decisão e se terem revoltado contra os governantes, acrescentando que perderam 100 mil dólares para converter a baleação em observação de cetáceos.
 O documentário aborda ainda o surgimento da observação de cetáceos e como se instalou em toda a Região, questionando se os cetáceos estão seguros num dos maiores santuários de baleias do mundo.

Aqui fica o teaser deste documentário, sendo que não perca toda a história na RTP1, dia 21 de dezembro de 2018, às 20h00 (hora dos Açores), ou na RTP Internacional, dia 22 de dezembro de 2018, às 00h15 (hora dos Açores).

Haja saúde!

Post scriptum: Documentário completo em anexo | 'Fortuna Escorregadia' é finalista em prémio internacional.


1 comentário:

  1. Grande reportagem! Ficamos muito mais ligados ao PICO! Parabéns!!!

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!