sábado, 15 de setembro de 2018

Siga aqui a tempestade tropical "Helene"


A tempestade tropical "Helene" vai passar este fim de semana (15 e 16 de setembro de 2018) por cima do arquipélago dos Açores, afetando com maior intensidade o grupo ocidental (Flores e Corvo) e o grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial).

A passagem da "Helene" levou a proteção civil açoriana a emitir vários alertas, incluindo para a zona onde se insere a ilha do Pico, devido à previsão de ventos fortes, precipitação elevada e altura significativa de ondas. Além disso, a Atlânticoline já cancelou algumas viagens marítimas de transporte de passageiros previstas para este fim de semana [link para comunicados].

Para quem quiser seguir esta tempestade tropical, sugere-se que se observem as webcams disponíveis no site SPOTAZORES [www.spotazores.com], onde é possível observar em direto vários pontos de todas as ilhas do arquipélago [em anexo apresentam-se as imagens relativas à ilha do Pico]. Adicionalmente, as previsões dos efeitos do movimento da tempestade "Helene" podem ser encontradas em vários sites, tais como o Windyty [www.windyty.com — animação da previsão da precipitação em anexo], o Dark Sky Maps [maps.darksky.net — previsão da precipitação em anexo], o IPMA [www.ipma.pt] ou o site do centro norte-americano para os furacões [www.nhc.noaa.gov — exemplo de imagem satélite em anexo].

Haja saúde!





São Roque do Pico



Lajes do Pico



Madalena


Fonte: NOAA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!