sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Riscos de inundações na ilha do Pico

O Plano de Gestão de Riscos de Inundações da Região Autónoma dos Açores contempla, entre outros, os seguintes instrumentos: cartas de zonas inundáveis para áreas de risco, cartas de riscos de inundações e planos de gestão dos riscos de inundações.

Este Plano de Gestão identifica assim os riscos de inundações para todas as ilhas açorianas, sendo que no caso da ilha do Pico observam-se apenas dois tipos de zonas, as com risco baixo e as com risco moderado, ou seja, a ilha montanha não apresenta zonas com risco elevado de inundações (no final deste post apresenta-se o mapa das zonas identificadas na ilha do Pico).

As situações de inundação mais frequentes no arquipélago dos Açores são originadas, na sua maioria, por cheias rápidas, geralmente resultantes de episódios de precipitação muito intensa que, em alguns casos, foram devastadoras, especialmente quando ocorreram em áreas urbanizadas localizadas em leitos de cheia. As características físicas intrínsecas das bacias hidrográficas, geralmente de regime torrencial, de pequena dimensão e declive acentuado, e caracterizadas por um tempo de concentração reduzido, são aspetos que contribuem para agravar a perigosidade dos eventos [link para mais informações sobre o Plano de Gestão de Riscos de Inundações da RAA].

Haja saúde!

1 comentário:

  1. Mau demais para ser verdade....comparar zonas idênticas -Bandeiras, Santa Luzia e Santo António com o mesmo tipo de risco do que por exemplo a freguesia de Ribeiras é um atentado à inteligência humana, dado que o indice pluviométrico deve ser absurdamente mais baixo (existem casos de regas nessas 3 freguesias a Norte - enquanto naquela baía a Sul as Ribeiras estão em descarga de grandes caudais para o mar), relativamente à bacia hidrográfica da Ribeiras do Meio também já causou bastantes estragos.
    No caso das Ribeiras (Santa Cruz) que ainda recentemente causaram danos a jusante da Estrada Regional e na própria estrada, a qual foi interrompida por tempo bastante alargado (esperei 3 anos para que me reparassem danos numa das minhas propriedades).

    Neste contexto e analisando as diferentes bacias hidrográficas da ilha, a densidade de linhas de água, o declive mais acentuado de outras vertentes em relação às 3 freguesias referidas anteriormente não se entende o mesmo nível de risco........

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!