sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Baía de São Roque poderá ser o local do futuro terminal marítimo de passageiros

O novo terminal marítimo de passageiros em São Roque do Pico poderá vir a ser implementado na baía de São Roque (junto à igreja matriz desta vila). Segundo a edição de hoje (26 de fevereiro de 2016) do jornal 'Ilha Maior', o Governo Regional dos Açores está a estudar esta solução como alternativa à baía do Cais do Pico, zona onde atualmente se encontra o principal porto comercial da ilha do Pico.

O anteprojeto do novo terminal marítimo de passageiros em São Roque do Pico, apresentado em 2012 e que seria implementado no Cais do Pico, tem apresentado alguns constrangimentos nos testes efetuados até agora, sobretudo ao nível dos galgamentos, comprometendo assim a segurança e operacionalidade dos navios.

A baía de São Roque surge assim como uma alternativa que garante melhores soluções técnicas, solucionando algumas das dificuldades encontradas anteriormente no terminal projetado para o Cais do Pico. Ainda segundo o semanário 'Ilha Maior', "a opção de construção do terminal na baía de São Roque pode ser o ponto de partida para, a longo prazo, se transferir toda a estrutura portuária".

Recorde-se que a última posição pública do Governo Regional sobre esta matéria foi transmitida pelo seu Presidente, Vasco Cordeiro, em janeiro último, onde afirmou que a decisão política de construir este novo terminal de passageiros "está tomada" e que "já foram testadas diversas soluções técnicas, as quais não deram garantias de segurança e operacionalidade", acrescentando ainda que "o projeto continua em avaliação e avançará logo que a solução final responda, integralmente, às exigências de segurança e operacionalidade que um projeto desta natureza impõe".

Apresentam-se de seguida algumas imagens da zona onde poderá existir no futuro um molhe cais, com rampas roll-on roll-off com capacidade para receberem embarcações de passageiros e de recreio de grande porte.

Haja saúde!

[Link para desenvolvimentos sobre este assunto]


1 comentário:

  1. So, when there is a storm from the east, both ports will get smashed. Clever...

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!