sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O voo Pico-Lisboa que (não) está cheio...

Não, não é engano: depois do post do início desta semana intitulado "O voo Lisboa-Pico que (não) está cheio...", chega agora a vez de mais uma partidazinha da SATA nesta época carnavalesca de 2016, neste caso relativamente à rota Pico-Lisboa.

Mais concretamente, quem quiser comprar bilhete para o voo Pico-Lisboa no dia 1 de fevereiro de 2016 (voo semidireto, com escala na ilha Terceira), já não o consegue fazer. Contudo, como este mesmo voo S4 4043 faz a rota Lisboa-Pico-Terceira-Lisboa e como existem lugares disponíveis para o dia em questão, quer na rota Lisboa-(Pico)-Terceira, quer na rota Terceira-Lisboa, isto significa que afinal existem assentos vagos para quem quisesse fazer Pico-Lisboa!

Lá por ser Carnaval, não significa que os picarotos não levem a mal! Já são duas situações do mesmo género em pouco espaço de tempo, fora muitas outras que não foram detetadas...

A rota Lisboa-Pico-Lisboa tem escala na Terceira por alegadamente ter um reduzido número de passageiros; o que este caso e o outro relatado aqui no início da semana demonstram é que quando há procura, a oferta é artificialmente reduzida, o que não só desvirtua as estatísticas de quem pretende chegar e sair da ilha montanha, mas sobretudo prejudica gravemente estes passageiros.

Em suma, até parece que a lógica está invertida, ou seja, dá ideia que o voo Lisboa-Terceira-Lisboa escala a ilha do Pico para encher o avião!

Haja saúde!

[Nota: De seguida apresentam-se as simulações efetuadas no site da SATA, em 21 de janeiro de 2016, que deram origem a este post, comprovando-se assim mais uma das variações da SATA.]
[Post scriptum: Durante o dia 22 de janeiro, a SATA corrigiu esta situação e já é possível comprar passagem para o voo Pico-Lisboa de 1 de fevereiro.]

Simulação que mostra como não é possível reservar lugar no voo Pico-Lisboa S4 4043.

Simulação que mostra como existem lugares disponíveis na rota Lisboa-(Pico)-Terceira no voo S4 4043.

Simulação que mostra como existem lugares disponíveis na rota Terceira-Lisboa no voo S4 4043.

Tabela que mostra as restrições deste voo "redondo" Lisboa-Pico-Terceira-Lisboa, onde se pode verificar que se existem lugares para as rotas que servem a Terceira (a laranja), então também os existem para as rotas que servem o Pico (a verde).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!