sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Siga aqui o furacão "Alex"

O furacão "Alex" vai passar hoje, sexta-feira - 15 de janeiro de 2016, por cima do arquipélago dos Açores, mais concretamente sobre o grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial). Este é um fenómeno raro, não pelo acontecimento em si, mas sim por ser nesta altura do ano - desde 1938, ou seja, há quase 80 anos que não se registavam furacões formados no Atlântico em janeiro.

A passagem do "Alex" levou a proteção civil açoriana a emitir um alerta vermelho para a zona onde se insere a ilha do Pico, devido à previsão de rajadas de vento da ordem dos 170 km/h e ondas com 10 a 12 metros, podendo a onda máxima atingir os 18 metros.

Para seguir este furacão, sugere-se que se observem as webcams disponíveis no site SPOTAZORES [www.spotazores.com], onde é possível observar em direto vários pontos de todas as ilhas do arquipélago. Aqui ficam as imagens das webcams relativas à ilha do Pico e da previsão animada do site Windyty [www.windyty.com], sendo que quem quiser saber mais sobre a previsão de movimento deste e de outros furacões pode consultar o site do centro norte-americano para os furacões [www.nhc.noaa.gov - site em inglês].

Haja saúde!

São Roque do Pico



Lajes do Pico



Madalena




Sem comentários:

Publicar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!