quinta-feira, 15 de outubro de 2015

ILS do aeroporto do Pico deve estar certificado até ao final de março de 2016

Segundo uma conversa do Secretário Regional do Turismo e Transportes com jornalistas ontem (14 de outubro de 2015), o processo de certificação do sistema ILS (Instrument Landing System) do aeroporto do Pico, o qual ajuda os aviões a aterrar, deve estar concluído até ao final do primeiro trimestre de 2016.

Vítor Fraga afirmou que o que está em falta são "algumas obras, nomeadamente na cabeceira da pista e o processo normal de certificação que envolve a NAV [Navegação Aérea de Portugal]".

O que é o ILS?

O ILS é um sistema automático que possibilita a aterragem assistida por computador a aeronaves, sob condições de adversidade extrema, como neblinas, nevoeiros e chuva intensa. Uma vez ativado, o ILS cria uma espécie de corredor eletrónico que controla o avião e o transporta para a pista, mesmo que, no interior do aparelho, a tripulação não a consiga avistar [clique aqui para mais informações].

Nos Açores, o sistema ILS encontra-se operacional nos aeroportos das ilhas de Santa Maria, de São Miguel e Terceira.

No final deste post apresenta-se uma fotografia de parte do equipamento ILS do aeroporto da ilha do Pico, bem como um vídeo relacionado com um teste a este sistema ILS do aeroporto da ilha montanha, o qual foi realizado em novembro de 2011.

Haja saúde!

Post scriptum: Em agosto de 2018, sistema ILS do aeroporto do Pico finalmente certificado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!