sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Atlânticoline vai deixar de escalar São Roque do Pico de segunda a quinta

Já é conhecido o novo horário da Linha Verde, respeitante ao transporte marítimo de passageiros nas ilhas do Triângulo (Pico, São Jorge e Faial), e que estará em vigor desde o próximo dia 1 de novembro até 14 de junho de 2016 (no fim deste post encontra-se cópia deste horário).

Entre as novidades, o novo horário apenas mantém duas ligações diárias no Triângulo às segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto os restantes dias da semana contam somente com uma ligação diária.

Mas uma análise mais minuciosa a este novo horário revela que o porto do Cais do Pico, localizado na vila de São Roque do Pico, apenas será escalado às sextas-feiras, sábados e domingos. Esta é uma medida que penaliza todos aqueles que pretendem se deslocar entre as ilhas do Pico e de São Jorge, tal como foi demonstrado numa carta aberta ao Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores sobre ligações marítimas no Triângulo.

Recorde-se que, em junho passado, o Secretário Regional do Turismo e Transportes reconheceu a importância da ligação São Roque do Pico - Velas, tendo o Governo Regional dos Açores dado instruções à então Transmaçor para repôr essa ligação durante todos os dias da semana exceto às quartas e quintas-feiras, dias em que geralmente operam os navios porta-contentores, o que inviabiliza a operação por questões de segurança.

Como curiosidade, imagine-se uma pessoa que uma vez por semana faz uma viagem de ida e volta entre São Jorge e o Pico. Se a fizer via porto da Madalena, o tempo de mar (1h20) é 30 minutos superior para cada lado do que se for feito via porto do Cais do Pico (0h50). Por outras palavras, essa pessoa gasta mais uma hora em cima do mar (ida e volta) se o navio não escalar São Roque do Pico. Se essa mesma pessoa fizer este trajeto durante a vigência deste novo horário (de 1 de novembro de 2015 até 14 de junho de 2016), então durante sete meses e meio gastará uma hora extra por semana, o que significa que nessas 32 semanas perdeu 32 horas em cima do mar - mais do que um dia completo na sua vida!

Haja saúde!

HORÁRIO DA LINHA VERDE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!