sexta-feira, 31 de julho de 2015

O Triângulo inclinado

O triângulo é a figura geométrica que ocupa o espaço interno limitado por três segmentos de reta que concorrem, dois a dois, em três pontos diferentes formando três lados e três ângulos internos que somam 180 graus. Existem três tipos de triângulos:
  • Triângulo equilátero - todos os lados são iguais;
  • Triângulo isosceles - tem dois lados iguais;
  • Triângulo escaleno - todos os lados têm medidas diferentes.

As ilhas do Pico, São Jorge e Faial formam o denominado "Triângulo" dentro do arquipélago dos Açores. Como será que se classifica este tipo de "Triângulo"?


Este agrupamento de ilhas é composto por seis municípios, os quais integram a Associação de Municípios do Triângulo:
  • Pico - São Roque do Pico, Lajes do Pico e Madalena;
  • São Jorge - Velas e Calheta;
  • Faial - Horta.
A Associação de Municípios do Triângulo tem como objetivo promover estas três ilhas, sendo que este ano desenvolveu uma excelente iniciativa: o "Dia do Triângulo". Este dia irá ocorrer em todos os festivais de verão dos seis concelhos das três ilhas, ou seja, à data deste post já ocorreu na Semana Cultural das Velas, no Festival de Julho da Calheta, nas Festas da Madalena e no Cais Agosto em São Roque do Pico.

Parafraseando as palavras do Presidente da Câmara da Calheta, Pico, São Jorge e Faial são um produto turístico de eleição, sendo que nas três ilhas existem coisas distintas e temos de ser capazes de quando nos visitam na nossa ilha dizermos que ao lado temos uma ilha que tem coisas importantes para ver. Assim, o "Dia do Triângulo" assume-se como uma mais-valia e também procura que se acabe com rivalidades desnecessárias.

Falta então realizar este dia dedicado ao "Triângulo" na ilha do Faial, durante a Semana do Mar, e durante a Semana dos Baleeiros nas Lajes do Pico.

Por falar em festas que têm no nome a palavra "semana", cuja definição no dicionário é "série de sete dias consecutivos", surgem algumas curiosidades dignas de registo:

As ilhas do Triângulo precisam de viver em harmonia, porque só assim terão proveitos conjuntos. Por esse motivo, há que concertar políticas, conjugar ideias e partilhar logísticas. Um exemplo é tentar garantir que os festivais de verão não se sobrepõem, o que permite que não só os locais mas sobretudo os turistas possam assistir aos diversos eventos e que não sejam forçados a ter de escolher entre uma ou outra festa.

Em 2015, a única sobreposição parece então a ser o dia 2 de agosto, o qual corresponde simultaneamente ao último dia do Cais Agosto e ao primeiro dia da Semana do Mar. Isto significa que, até lá, o "Triângulo" está em festa na vila de São Roque do Pico.

Mas será mesmo assim? Uma análise minuciosa ao programa da Semana do Mar revela um facto contraditório e mesmo muito interessante. Ora vejamos, na nota introdutória deste programa pode ler-se: "A Semana do Mar, com início no primeiro domingo de agosto, é um dos maiores eventos da ilha do Faial." Isto parece estar de acordo com o facto de o cartaz da Semana do Mar indicar que estas festividades têm início a 2 de agosto (um domingo). Mas lendo as páginas seguintes do referido programa, verifica-se uma grande contradição: as festividades têm início hoje, dia 31 de julho (uma sexta-feira), dando origem a um evento com uma duração de 10 dias, ou seja, é uma "semana poderes de grande" e que se sobrepõe em 60% do tempo do Cais Agosto!

Respondendo agora à questão inicial deste post sobre como classificar o "Triângulo" das ilhas do Pico, São Jorge e Faial, provavelmente a resposta adequada é a de que este é um... triângulo inclinado!

Haja saúde!

Post scriptum: este artigo foi publicado na edição n.º 588 do 'Jornal do Pico', de 7 de agosto de 2015, por solicitação do referido periódico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!