quinta-feira, 9 de julho de 2015

O caricato horário do voo diário Pico - Ponta Delgada

Um amigo meu de Lisboa decidiu ir passar uns dias de agosto ao Pico, tendo me pedido algumas informações sobre como chegar à ilha montanha.

Comecei por lhe dizer o seguinte:
— Deves simular viagens no site da SATA e no da TAP, sendo que estas companhias já reservam automaticamente o encaminhamento gratuito para o Pico, caso seja necessário. Também podes viajar em low-cost, Ryanair ou easyJet, de Lisboa para Ponta Delgada, que fica na ilha de São Miguel, e depois tens de ligar para a SATA para pedir o encaminhamento gratuito para o Pico. Atenção que convém simulares voos entre Ponta Delgada e o Pico no site da SATA, porque se estiverem cheios não dá para pedir o encaminhamento. Em todo caso, simula também voos para o aeroporto da Horta, que fica na ilha do Faial, porque regra geral há mais disponibilidade.

Mal termino de falar, tenho como resposta:
— Para o Faial?! Isso não faz sentido, eu quero é ir para o Pico!!!
Lá lhe expliquei que são ilhas próximas e que a viagem de barco é curta.

O meu amigo lá fez as suas simulações de voos e comprou a viagem. Depois de tudo terminado, relatou-me o seguinte:
— Olha, já comprei viagem na Ryanair e já pedi os encaminhamentos. Sabes que eu precavi-me e verifiquei se existiam voos disponíveis entre Ponta Delgada e o Pico e vice-versa nos dias em causa, mas mesmo assim no regresso tenho de fazer Horta - Ponta Delgada na véspera.
— Então, o que aconteceu?
— Liguei para os encaminhamentos e disse-lhes que chegava de Lisboa a Ponta Delgada às 11h20 e que queria ir para o Pico. Até aí tudo bem, deram-me um voo que sai de Ponta Delgada às 14h40 e que chega ao Pico às 16h20, o qual tem uma escala na Terceira. Em relação ao regresso, disse-lhes que partia às 18h05 de Ponta Delgada e então disseram-me que apesar de haver um voo à tarde que faz Pico - Ponta Delgada, que chega às 17h35, mas como chega menos de 90 minutos antes do voo da Ryanair, não podem dar o encaminhamento.
— Então, e depois?
— De manhã disseram-me que pelo Pico estava esgotado, perguntei pela Horta, tal como me tinhas dito, e disseram-me que também estava tudo esgotado nesse dia. Nessa altura lembrei-me que podia aproveitar, ir no dia anterior e conhecer um pouco de Ponta Delgada. Então perguntei se podia fazer Pico - Ponta Delgada na véspera.
— E eles?
— Disseram-me que como o voo Pico - Ponta Delgada chega às 17h35 e assim dá origem a um tempo de ligação superior a 24h para o voo da Ryanair do dia seguinte, também não servia. Então pedi pela Horta e deram-me um voo que sai às 18h00 e chega às 19h00 a Ponta Delgada. Mesmo assim, comentei com o senhor que achava caricato que o voo da tarde pelo Pico não servia porque para o mesmo horário ou chegava cedo demais ou chegava muito tarde.
— Realmente é caricato!

Após este episódio, resolvi analisar esta situação com mais calma e o resultado é este:
  • Tirando o sábado, a Ryanair tem voos Ponta Delgada - Lisboa todos os dias à tarde, cujo horário de partida varia entre as 18h05 e as 18h35;
  • A SATA efetua uma ligação direta Pico - Ponta Delgada todos os dias à tarde, com chegada às 17h35;
  • Durante os meses de julho e agosto existem ainda mais três ligações extra Pico - Ponta Delgada, nomeadamente ao domingo (chegada às 14h05), quarta-feira (chegada às 19h45) e sábado (chegada às 14h10);
  • Fazer de avião a viagem entre o Pico e São Miguel no voo que sai da ilha montanha às 10h25 implica sempre escala na Terceira;
  • As regras dos encaminhamentos gratuitos impõem que a duração da ligação entre os voos (tempo de escala em Ponta Delgada) tem de ser superior a 90 minutos mas inferior a 24h;
Tudo isto se resume na seguinte conclusão bastante caricata: se os voos entre a Terceira e São Miguel estiverem esgotados, se não se contar com os voos extra Pico - Ponta Delgada de domingo (permite encaminhamento gratuito nesse dia) e de quarta-feita (permite encaminhamento gratuito para o dia seguinte), é impossível pedir encaminhamento gratuito para o voo Ponta Delgada - Lisboa efetuado à tarde pela Ryanair (todos os dias exceto sábado) mesmo que haja lugar no voo diário do Pico para Ponta Delgada!

Não deixa de ser curioso que se o voo diário Pico - Ponta Delgada (partida às 16h45 e chegada às 17h35) saísse uma hora mais cedo, este servia como encaminhamento gratuito no mesmo dia para o voo efetuado à tarde pela Ryanair com destino a Lisboa. Por outro lado, se este mesmo voo Pico - Ponta Delgada saísse uma hora mais tarde, então servia como encaminhamento gratuito para o dia seguinte.

Por fim, aqui fica uma questão: é um horário caricato ou propositado?
Talvez seja apenas mais uma das variações da SATA...

Haja saúde!

2 comentários:

  1. Esta manha, nas noticias da RDP Açores (talvez na noticia de abertura?) falaram exactamente deste problema, afectando o entrevistado empresário do Pico (e os outros demais, claro está). Não consigo encontrar link para essa noticia, porque penso que o site ainda não foi/não tinha sido actualizado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela chamada de atenção. Já consegui encontrar o link:
      http://www.rtp.pt/acores/economia/voos-para-o-pico-estao-esgotados-som_47695

      Espero que com as queixas crescentes, o Governo Regional finalmente melhore a situação da ilha do Pico no que respeita às ligações aéreas.

      Haja saúde!

      Eliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!