quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Continua a crescer (e de forma impressionante) a procura pelo Aeroporto do Pico


Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores relativos ao transporte aéreo, a ilha do Pico continua a registar estatísticas impressionantes neste ano de 2016. À semelhança dos dados conhecidos para o movimento de passageiros aéreos (desembarcados e embarcados) em junho, julho e agosto deste ano, no passado mês de setembro per se, bem como desde janeiro até setembro (e comparando com os respetivos períodos homólogos do ano passado), a ilha do Pico não só voltou a crescer acima da média regional, como mais uma vez obteve o maior crescimento percentual a nível Açores!


Analisando o movimento de passageiros aéreos nos aeroportos açorianos apenas em setembro, atrás da ilha montanha (36,0%) mas acima da média regional (20,3%) ficaram Terceira (33,8%), Flores (27,7%), São Jorge (27,1%) e Graciosa (20,6%). Considerando agora todo o tempo já decorrido em 2016, apenas três ilhas superaram a média regional (21,2%): Pico (37,6%), Terceira (23,8%) e São Miguel (21,4%). Nota ainda para o facto de todas as ilhas açorianas terem registado um crescimento no que toca ao movimento dos passageiros aéreos face ao que foi registado em 2015.

Em suma, esta análise estatística permite revelar tendências, as quais neste caso são evidentes: a procura pelo Aeroporto da ilha do Pico tem vindo a crescer consistentemente, liderando de forma destacada a nível Açores; tudo isto não só contribui para justificar a petição pública pelo aumento das condições de operacionalidade do aeroporto da ilha montanha, bem como reforça mais uma vez que "o Pico está na moda"!

Haja saúde!

1 comentário:

  1. O Sr. Secretário Vitor Fraga referia, salvo erro aquando da entrada em vigor das novas Obrigações de Serviço Público) que as gateways iriam crescer por si e justificar ajuste no número de voos. Ora claramente o Pico necessita de um reforço de voos de Lisboa na época alta e quiçá está na hora de criar um voo semanal entre o Pico e o Porto, pelo menos em Julho e Agosto de modo a verificar a resposta do mercado.

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!