segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Vinho licoroso 'Czar' em destaque num certame de vinhos

O vinho licoroso do Pico 'Czar' foi o convidado de honra da quarta edição do "simplesmente... Vinho", um certame que se realizou na passada sexta e sábado (26 e 27 de fevereiro de 2016) na cidade do Porto.

Este é um evento que pretende divulgar vinho que respeita a terra e os terroirs, as vinhas e as uvas, as pessoas e as tradições, sendo que a edição de 2016 teve lugar no que resta do Convento de Monchique e de uma antiga fábrica de rolhas, em Miragaia, com passado ligado à obra literária Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, e à “trágica história de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque” e da paixão que os uniu.

O 'Czar', produzido por Fortunato Garcia, foi destacado neste certame de vinhos por ser um vinho licoroso sem interrupção artificial da sua fermentação com a adição de aguardentes. Um dos organizadores do evento frisou com entusiasmo que o 'Czar' "é um caso único no mundo e teve papas e czares russos entre os seus apreciadores".

Recorde-se que o vinho licoroso 'Czar' provém de uma vinha centenária que se encontra na zona dos lajidos da Criação Velha, da ilha do Pico, zona património mundial classificada pela UNESCO em 2004 devido às suas características únicas [link para descrição detalhada do 'Czar'] [link para mais informações sobre a vinha da ilha do Pico].

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!