quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Reabilitação da vinha do Pico distinguida nos Green Project Awards 2016


O processo de reabilitação e manutenção da cultura tradicional da vinha em currais na Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, promovido pela Direção Regional do Ambiente, foi distinguido com uma menção honrosa na 9ª edição dos Green Project Awards, na categoria "Mar, Agricultura e Turismo".

"Esta menção honrosa é o reconhecimento de uma estratégia de valorização do nosso património natural e cultural, enquanto dimensão fundamental do desenvolvimento sustentável, que permitiu, em poucos anos, travar um processo de abandono progressivo das vinhas, recuperar a paisagem e aumentar significativamente a área de vinha em produção", declarou o diretor regional do Ambiente, Hernâni Jorge, na entrega dos prémios.

Ainda segundo o diretor regional, "o sucesso dos sistemas de apoio à reabilitação e manutenção da cultura tradicional da vinha na Paisagem Património Mundial é evidenciado pelo facto da área em produção passar de cerca de 120 hectares em 2004 (data da classificação pela UNESCO) para mais de 750 hectares, dentro de dois anos".

Para Hernâni Jorge, "esta distinção premeia o esforço e a capacidade empreendedora dos vitivinicultores do Pico e confere maior notoriedade aos seus produtos".

O Green Project Awards é um projeto internacional, com edições em Portugal, no Brasil e em Cabo Verde, que visa premiar e reconhecer as boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável, como complemento ao movimento de sensibilização para as temáticas da sustentabilidade, alertando e consciencializando a sociedade civil para importância do equilíbrio ambiental, económico e social.

Agricultura, Mar e Turismo; Cidades Sustentáveis; Consumo Sustentável; Gestão Eficiente de Recursos; Information Technology; Iniciativa de Mobilização; Produto ou Serviço; e Prémio Inovação Social Green Project Awards – Sociedade Ponto Verde foram as categorias em concurso nesta 9ª edição dos Green Project Awards.

O projeto da Direção Regional do Ambiente concorreu para a categoria "Agricultura, Mar e Turismo", tendo integrado a lista dos finalistas juntamente com os projetos: Programa Leite de Vacas Felizes (Bel Portugal) - vencedor; Silvopastorícia na prevenção de incêndios e criação de empregos (Associação Território com Vida); CoolFarm; Fresh.Land – Straight from the Farm; e SunSailer 7.0, um barco eletro-solar (Sun Concept).

[Fonte da notícia: GaCS]

Haja saúde!

1 comentário:

  1. Let's hope the recovery strategy for Pico's vineyards includes not allowing idiotic hotel projects and other horrible cement monstrosities to ruin the fantastic landscape...

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!