quinta-feira, 24 de março de 2016

Céu noturno sobre a ilha do Pico destacado pela NASA

A agência espacial norte-americana NASA tem uma página na internet dedicada à "Imagem Astronómica do Dia", onde diariamente uma imagem fascinante ou uma fotografia impressionante do universo é apresentada, sendo acompanhada de uma breve explicação do fenómeno em causa.

No passado dia 22 de março de 2016, o destaque da NASA foi para uma fotografia do céu noturno sobre a ilha do Pico, tirada pelo fotógrafo Miguel Claro durante uma subida à montanha do Pico. A fotografia em questão (apresentada no final deste post, juntamente com a versão anotada) mostra um fenómeno atmosférico raro, o qual se caracteriza por uma espécie de arco-íris de airglow (ou seja, luminescência fotoquímica) em ondas gravíticas da atmosfera captadas acima do Pico. A NASA termina a sua explicação sobre esta imagem afirmando que este é "um céu espetacular" [link para o destaque da NASA].

Mas o fenómeno em causa tem despertado bastante interesse na comunidade científica internacional. Este facto já levou o autor da fotografia e alguns cientistas a elaborarem um artigo contendo uma descrição detalhada deste fenómeno [link para este artigo].

Em suma, já era do conhecimento dos picarotos e de quem nos visita que o céu noturno sobre a ilha montanha é fascinante; agora foi a vez de a NASA o atestar!

Haja saúde!



3 comentários:

  1. Muito obrigado pela partilhar. Impressionante.
    E o blog "Cais do Pico" tambem é impressionante

    We miss a blog like this on Faial very much.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário e pelas amáveis palavras sobre o blog "Cais do Pico". Haja saúde!

      Eliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!