quarta-feira, 2 de março de 2016

Proposta inovadora para o novo terminal marítimo de passageiros de São Roque do Pico

Ontem (1 de março de 2016) realizou-se uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de São Roque do Pico com um único ponto na ordem de trabalhos: o reordenamento do porto de passageiros de São Roque do Pico. Esta reunião iria contar inicialmente com a presença do Secretário Regional do Turismo e Transportes, mas a grande maioria da audiência foi surpreendida com presença também do Presidente do Governo dos Açores e de representantes da Portos dos Açores e da empresa de consultoria de engenharia CONSULMAR.

A sessão começou com o Presidente do Governo Regional a recordar que "está tomada a decisão política de construir um terminal marítimo de passageiros em São Roque do Pico", pois esse é um "compromisso eleitoral". No entanto, o governante salientou que a obra a construir só deve avançar com garantias de segurança e deve satisfazer três propósitos: não ter limitações em termos de condições meteorológicas, servir para uma determinada tipologia de navios e ser um ponto fulcral do tráfego marítimo de passageiros no Triângulo (Pico, São Jorge e Faial).

De seguida, a palavra foi dada aos técnicos, os quais apresentaram, com recurso a projeção de slides, as diversas soluções que já foram testadas para a baía do Cais do Pico, evidenciando os constrangimentos que foram encontrados. Face a não ter sido encontrada até agora uma solução que fosse ideal, os técnicos apresentaram estudos preliminares sobre a construção do novo terminal marítimo de passageiros na baía de São Roque. Tal como noticiado anteriormente neste blog, esta última hipótese garante melhores condições técnicas. No entanto, e tal como referiu o Presidente do Governo Regional, também haveria um grande impacto no ordenamento da vila de São Roque do Pico.

Seguidamente, quer o Presidente da Câmara, quer vários deputados municipais de São Roque do Pico, manifestaram a sua preferência por uma solução na baía do Cais do Pico. Contudo sublinharam que, caso tal preferência fosse inviável do ponto de vista técnico, então a obra deveria avançar na baía de São Roque.

A discussão foi então aberta ao público e foi nessa altura que foi conhecida publicamente uma proposta inovadora para o novo terminal marítimo de passageiros de São Roque do Pico (foto em anexo). Da autoria de Jorge Monteiro, comandante da marinha mercante e piloto de barra do porto do Cais do Pico, esta solução já tinha sido apresentada a diversas autoridades, bem como tinha sido sugerida à CONSULMAR, mas não foi tida em consideração até agora. Esta proposta inovadora destina-se à baía do Cais do Pico e é composta por um novo cais acostável com 200 metros, com rampa ro-ro, bem como um reforço no molhe do atual porto comercial. Esta solução apresenta assim um conjunto de vantagens e evita alguns dos constrangimentos verificados até agora:
  • O novo cais acostável poderia facilmente receber navios com comprimentos da ordem dos 120 metros;
  • A zona de construção sobre o mar é efetuada a profundidades mais baixas do que aquelas que foram analisadas até agora, reduzindo-se assim o custo da obra;
  • A manobra de navios no atual porto comercial do Cais do Pico não é afetada;
  • Seria criada uma zona costeira comprida e fortemente protegida da ondulação marítima (desde o Cais Velho até à Delegação Marítima), permitindo assim no futuro uma fácil implementação de um núcleo de recreio náutico.
Esta é uma solução verdadeiramente "fora da caixa", baseada na opinião de quem opera regularmente no porto do Cais do Pico e que, apesar dos condicionalismo desta baía, conseguiu idealizar uma solução bastante promissora.

Por fim, ficou a promessa (mais uma...) do Presidente do Governo de se fazer mais estudos (mais ainda...) para esgotar todas as possibilidades de construção de um novo terminal na baía do Cais do Pico. Se não houver novidades a curto/médio prazo, e tendo por base o já longo historial sobre este tema, seguramente haverá "novidades" daqui a quatro anos!

Haja saúde!

[Link para mais fotografias desta reunião]
[Registo áudio das declarações do Presidente do Governo Regional]



Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!