quinta-feira, 5 de abril de 2018

Picarota em Hollywood


Helena Ávila sabe o que quer. Natural da ilha do Pico, vive em Los Angeles, EUA, há pouco mais de um ano, em busca do sonho de um carreira internacional na sétima arte. Aos 17 anos, deixou os Açores e foi estudar para Coimbra. Licenciou-se em Teatro e Educação. Durante anos, viveu como atriz, com a casa às costas — morou em Caminha, Viana do Castelo, Coimbra, Figueira da Foz, Lisboa e Serpa — onde quer que houvesse trabalho.

Foi com o amadurecimento que lhe veio a decisão de ir para os EUA. Percebeu que a mudança só dependia de si. Se queria fazer cinema em Hollywood tinha de ir para lá viver.

Em Los Angeles, Helena sentiu bastante o choque cultural. Nunca tinha vivido no estrangeiro. Muitas vezes fez o exercício mental de dizer que sim, de aceitar a diferença, de querer aprender, ao invés de criticar. Sentiu-se de novo criança, precisando de aprender tudo do princípio.

Helena Ávila sabe que as coisas levam o seu tempo a acontecer. É preciso investir na carreira. Fez um curso de interpretação para cinema na New York Academy, campus de Los Angeles. Reconhece que tem de aprender como funciona a indústria e que é uma perfeita desconhecida. Sabe que precisa de reunir uma série de ferramentas para entrar no mercado de trabalho. Recentemente, assinou contrato com uma Coach de Business Acting para a ajudar no percurso. E fechou contrato com a agência Cabrera Talent Company. Desde então, tem tido, pelos menos, três castings por semana.

Na Cidade dos Anjos, há projetos novos a acontecer todos os dias, uns mais importantes do que outros — curtas metragens, longas metragens, publicidade, voice over. Para as audições, Helena prepara-se, ensaia e encara cada casting como o mais importante de todos.

Enquanto não tem a sua “big break”, a atriz já fez algumas curtas metragens. A mais desafiante foi o drama “My Little Princess”, apresentado no Indie Night Film Festival, que teve lugar no TCL Chinese Theatre, uma das mais importantes e mais carismáticas salas de cinema de Hollywood.

Helena sabe que a bagagem que traz a distingue e procura que isso jogue a seu favor. Tem consciência de que, em Los Angeles, não faltam atores e atrizes, com a diferença que uns se mexem e outros ficam à espera. Todos os dias, Helena afirma perante si própria que está exatamente onde devia. E dá mais um passo para concretizar o sonho.

[Fonte: My Plan — revista de bordo da SATA/Azores Airlines de janeiro/fevereiro de 2018]

Mais sobre Helena Ávila em www.avilahelena.com | IMDb

Haja saúde!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!