terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Mas porque é que a Atlânticoline cancela tanto em São Roque do Pico?


A empresa pública açoriana de transporte marítimo de passageiros, a Atlânticoline, dispõe de uma rota que liga diariamente as três ilhas do "Triângulo". Denominada 'Linha Verde', esta rota parte da cidade da Horta (ilha do Faial), escala a ilha do Pico (ou na Madalena ou em São Roque, ou até em ambas as vilas) e termina a viagem de ida na vila de Velas (ilha de São Jorge); o regresso é feito invertendo este percurso.

A 'Linha Verde' assume-se, assim, como a mais importante rota marítima de passageiros para quem pretenda chegar ou sair da ilha de São Jorge (pois é a única que serve esta ilha todo o ano). Por isso, há que servir condignamente os utentes e lhes oferecer ligações fiáveis e rápidas, de forma a potenciar o crescimento desta verdadeira rota do "Triângulo".

Do ponto de vista de quem viaja entre a ilha montanha e a sua vizinha a norte (ou em sentido contrário), a viagem mais rápida é aquela que une as vilas de São Roque do Pico e Velas. Mais do que um sentimento de que é a esta é a ligação natural entre Pico e São Jorge, está comprovado que esta rota é a que melhor serve todas as pessoas que estejam em qualquer lugar do Pico e que pretendam ir a São Jorge, ou vice-versa.

Ora bem, acontece que, não raras vezes, as escalas em São Roque do Pico (no respetivo Porto do Cais do Pico) são canceladas devido a razões meteorológicas. No entanto, são inúmeras as situações em que o mar parece calmo e que estes cancelamentos geram estranheza entre os passageiros marítimos [exemplo 1 | exemplo 2 | exemplo 3]. As pessoas questionam-se "Mas porque é que a Atlânticoline cancela tanto em São Roque do Pico?", pois o transtorno vivido parece não ter justificação aparentemente...

Ressalvando que a segurança marítima está acima que tudo, e que mais vale prevenir do que remediar, mesmo assim a questão anterior não é de fácil resposta. Ainda por cima, existem certas ocorrências que tornam verdadeiramente enigmáticos alguns cancelamentos em São Roque do Pico...

Para exemplificar uma destas situações que causam confusão nas pessoas, atente-se ao que aconteceu no dia 4 de dezembro de 2017:
  • A ondulação prevista era proveniente do quadrante oeste/sudoeste, ou seja, não provoca um grande impacto no Porto do Cais do Pico devido à proteção natural dada pela própria ilha;
  • Mesmo assim, a Atlânticoline informou no próprio dia que, "devido às condições meteorológicas em São Roque", as escalas da 'Linha Verde' seriam canceladas na vila nortenha da ilha montanha;
  • Contudo, e no mesmo dia, dois navios de carga da empresa Transportes Marítimos Graciosenses operaram normalmente no Porto do Cais do Pico — o navio 'Paulo da Gama' chegou antes das 7 da manhã e partiu já depois das 20h30, enquanto o 'Ponta da Barca' entrou cerca das 16h e saiu pouco depois das 19h.
Dito de outra forma, o navio de passageiros (neste caso o ferry 'Gilberto Mariano') não podia operar em São Roque do Pico duas escalas de 15 minutos cada, mas, perante as mesmas condições meteorológicas, um navio de carga (da mesma ordem de grandeza do ferry) operou cerca de 3h, enquanto outro navio semelhante operou mais de 13h!

Por tudo isto, reforça-se de novo a questão: "Mas porque é que a Atlânticoline cancela tanto em São Roque do Pico?"

Enquanto se aguarda por uma justificação plausível para este tipo de cancelamentos (se é que algum dia isso acontecerá), talvez o melhor seja tentar não perceber (para alívio de alguns) e responder, tal como no passado, a célebre frase: "Sei lá!"

Haja saúde!

Nota: Anexam-se vários dados a este post [fontes: Windguru, Atlânticoline e MarineTraffic] para sustentar o que foi mencionado no mesmo.




2 comentários:

  1. Part of the problem is that those who make such decisions usually remain anonymous and rarely have to account for their actions. It is the same in most public services, like Atlanticoline or SATA. The public don't know who the individuals are who make the decisions that most affect us. Maybe whenever we learn of something having been decided, the name (and ideally a photo) of the decision makers is also published. They might feel less inclined to take people for stupid... or blatantly lie.

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  2. Está mais que na altura da autarquia sair da hibernação e mostrar interesse em defender os direitos da população, apelando ao governo que ponha fim a estes abusos da Atlânticoline

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