terça-feira, 26 de setembro de 2017

Pista do Aeroporto do Pico vai ter grooving


A SATA acaba de lançar um concurso público para a execução do grooving na pista do Aeroporto da ilha do Pico [comunicado na íntegra em anexo]. Esta empreendimento, o qual corresponde a ranhurar a pista numa orientação perpendicular ao eixo da pista, irá melhorar as condições de aderência e de escoamento das águas superficiais da pista.

Esta é uma excelente notícia para a infraestrutura aeroportuária da ilha montanha, pois muitos dos cancelamentos causados pela chuva (e que afetavam sobretudo os aviões de médio-porte) serão agora reduzidos. A título de exemplo, na operação da TUI em 2016 na ilha do Pico, todos os cancelamentos verificados ficaram a dever-se a pista molhada em excesso, sendo que se o grooving já existisse, então estes cancelamentos muito provavelmente não teriam ocorrido.

Por outro lado, há cerca de um ano atrás, em setembro de 2016, os promotores da petição pública "Pelo aumento das condições de operacionalidade do Aeroporto da ilha do Pico" identificaram que esta infraestrutura aeroportuária (a maior totalmente detida pela Região) beneficiaria, e muito, se a sua pista fosse aumentada e se nela fosse implementado o grooving.

Esta decisão agora tomada mostra como o trabalho de identificação das condicionantes do Aeroporto da ilha do Pico estava correto. Por outras palavras, a petição em causa "levantou voo" rumo ao parlamento açoriano com o desejo de trazer de volta duas importantes melhorias para a infraestrutura aeroportuária da ilha montanha; uma delas (o grooving) já vem a caminho e deverá "aterrar" em breve, resta agora esperar pela "decisão de embarque" do aumento da pista do Aeroporto do Pico!

Haja saúde!

Post scriptum: link para o anúncio publicado em Jornal Oficial.

Post post scriptum: a 3 de abril de 2018 foi consignada a obra execução do grooving na pista do Aeroporto da ilha do Pico, prevendo-se que esta empreitada esteja concluída em julho de 2018.

Post post post scriptum: no final de maio de 2018, começou a empreitada do grooving da pista do aeroporto do Pico.

Post post post post scriptum: no início de agosto de 2018, a pista do aeroporto do Pico ficou dotada de grooving em toda a sua extensão.



Comunicado da SATA:
SATA lança Concurso para execução do grooving na pista do Aeroporto do Pico
No âmbito da melhoria da operacionalidade do Aeroporto da Ilha do Pico, torna-se necessário realizar obras de adaptação face às novas exigências da política do transporte aéreo, por forma a corresponder às normas internacionais, cada vez mais exigentes, aumentando a eficiência operacional e dotando as infraestruturas do seu aeródromo das condições técnicas de operação das aeronaves que possibilite elevados níveis de qualidade do serviço.
É neste contexto que a SATA Gestão de Aeródromos, S.A., enquanto concessionária do serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil nos Aeródromos Regionais, por adjudicação do Governo Regional, promove o concurso público para a execução do Grooving da Pista do Aeródromo da Ilha do Pico, com o objetivo de melhorar as condições de aderência, assim como as condições de escoamento das águas superficiais da pista, através da realização da ranhuragem perpendicular ao eixo da pista.
O preço base para efeito do procedimento do concurso público em apreço corresponde a 349.000,00 € com um prazo de execução de 90 dias.

2 comentários:

  1. chamem-me quando estiver feito.......deve de ser no mesmo tempo que o Hospital abre a parte que nunca abrio....ist e se ate esta acabado

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!