domingo, 22 de maio de 2016

Excelente exemplo dado pela Atlânticoline

Através deste blog, muitas críticas já foram feitas à empresa pública que opera as ligações marítimas entre as ilhas do triângulo (Pico, São Jorge e Faial) - empresa Transmaçor, posteriormente incorporada na Atlânticoline - devido a alguns cancelamentos de escalas em São Roque do Pico, os quais ocorreram em circunstâncias difíceis de compreender para os passageiros. Como exemplo, destaca-se o post "Dissecando o comunicado da Transmaçor de 7 de setembro de 2015", onde foi analisado um comunicado de cancelamento com horários errados e com base em condições meteorológicas que não correspondiam de todo à realidade. Adicionalmente, também foram feitas algumas rábulas - "Transmaçor ganha prémio no Festival de Cinema de Veneza" e "O "Sei lá!" da Linha Verde da Atlânticoline" - sempre com o intuito de mostrar, através de uma forma mais descontraída, que os passageiros não estavam satisfeitos com as comunicações prestadas pelo operador marítimo.

Contudo, da mesma forma que foram feitas críticas, é mais do que justo reconhecer publicamente quando algo é bem feito. Vem isto a propósito do mais recente comunicado da Atlânticoline relativo a cancelamentos de viagens na Linha Amarela nos dias 22 e 23 de maio de 2016, o qual se apresenta de seguida:
A Atlânticoline, S.A. informa que, devido às condições previstas para o Grupo Central nos próximos dias, de elevada agitação marítima acrescida de uma velocidade do vento considerável, as viagens da Linha amarela (Express Santorini), previstas para domingo, 22 de maio, com o itinerário São Miguel/Terceira, e segunda-feira, dia 23 de maio, com o itinerário Terceira / Graciosa / São Jorge / Pico / Faial, estão canceladas.
Presentemente, tudo indica que as condições meteorológicas que inviabilizam a nossa operação na ilha Terceira serão as seguintes:
22 de maio – Ondulação: 2,6m a 4m; Vento: 76 km/h
23 de maio – Ondulação: 3,6m; Vento: 60 Km/h
De acordo com o estabelecido no Contrato de Transporte Marítimo, os passageiros afetados estão a ser devidamente contatados, juntos dos quais a Atlânticoline tenta encontrar a melhor solução para a sua situação. Por este cancelamento serão afetos 132 passageiros e 24 viaturas.
A Atlânticoline agradece a sua compreensão, lamentando quaisquer transtornos que este cancelamento lhe possa causar.

Este comunicado da Atlânticoline contém pequenas diferenças, mas que são muito relevantes face aos comunicados anteriores (e que vão de encontro ao solicitado no passado numa carta aberta dirigida à Atlânticoline):
  • É claramente explicitado quantitativamente quais a condições meteorológicas que levam ao cancelamento de viagens, de modo a evitar qualquer tipo de ambiguidade, sobretudo as subjetivas;
  • São invocadas as obrigações do operador marítimo, mostrando que este tem conhecimento dos seus deveres perante os passageiros;
  • São apresentados quantos são os prejudicados com este cancelamento, permitindo não só que seja reforçado que a empresa de transporte marítimo sabe que os passageiros serão efetivamente afetados, mas também que estes sintam que não foram esquecidos pela Atlânticoline.

Assim, quero publicamente felicitar a Atlânticoline pelos esclarecimentos apresentados no comunicado em questão, fazendo votos para que esta atitude seja sempre mantida e também alargada a toda a rede, sobretudo no que respeita às ligações da Linha Verde e da Linha Azul.

Haja saúde!

© Atlânticoline

1 comentário:

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!