segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Queijo do Pico entre os melhores de Portugal

O Queijo do Pico foi recentemente considerado, pelo site Ruralea, como um dos 12 melhores queijos de Portugal.

Este é um produto da ilha montanha com de Denominação de Origem Protegida (DOP), o que significa que o uso do nome "Queijo do Pico" está protegido pelas leis da União Europeia, de forma a garantir que o respetivo produto tem características que são devidas ao meio geográfico específico, aí se compreendendo os fatores naturais e humanos.

A origem do Queijo do Pico perdeu-se na memória dos tempos. Sabe-se que já se fabricava nos finais do século XVIII e, desde então, as suas regras de saber fazer têm sido transmitidas de geração em geração, até aos dias de hoje.

Trata-se de um queijo curado, cuja cura deve demorar no mínimo 20 dias, e que resulta do esgotamento lento da coalhada após coagulação do leite de vaca cru, com coalho de origem animal (link para mais informações sobre este tipo de queijo).

É de realçar ainda o facto de outro queijo açoriano, mais concretamente o Queijo São Jorge (igualmente um produto DOP), também estar na lista dos melhores queijos portugueses.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!