sábado, 14 de março de 2015

Regras dos encaminhamentos (gratuitos) de avião interilhas

Os encaminhamentos de avião interilhas são prestados pela SATA Air Açores, sem encargos para o passageiro, e destinam-se a qualquer passageiro numa das seguintes situações:
  • Com origem em qualquer ilha dos Açores e com destino ao continente Português ou ao Funchal;
  • Com origem no continente Português ou no Funchal e com destino a qualquer ilha dos Açores.

De seguida apresenta-se um resumo das regras dos encaminhamentos de avião interilhas, sendo que o texto integral pode ser consultado no site da SATA através deste link (versão em inglês).
Tabela resumo

Destinatários Qualquer passageiro (seja residente ou não) que esteja numa das seguintes situações:
- Chegue a uma ilha dos Açores vindo do Continente/Funchal e o seu destino final seja outra ilha;
- Pretenda chegar ao Continente/Funchal através de uma ilha que não a da origem da viagem.
Custos Os encaminhamentos são gratuitos, ou seja, não implicam qualquer encargo financeiro para os passageiros.
Documentos necessários Documento contendo referência ao código de reserva da companhia e ao respetivo número de bilhete, bem como informação relativa aos voos e horários dos voos, de/para os Açores.
Viagens abrangidas Pode ser one-way ou ida e volta.
Restrições aos encaminhamentos Cada encaminhamento tem de decorrer no período de 24h (com exceções para o Corvo) e o tempo mínimo de ligação, entre os voos interilhas e os voos de/para os Açores, não deverá ser inferior a 90 minutos.
Obtenção do bilhete de encaminhamento Todas as lojas/balcões de vendas da SATA, através do n.º de telefone 296 209 730, agentes de viagens e ainda através do link http://encaminhamentos.sata.pt/ .
Outros - O bilhete de encaminhamento entre a gateway e a ilha de destino terá de ser emitido antes do início da viagem de ligação à gateway.
- No check-in os passageiros deverão apresentar à SATA o talão de embarque do voo da companhia que o transporta de/para os Açores.
- As viagens interilhas têm associado a franquia livre de bagagem da SATA Air Açores [links para bagagem de cabine e bagagem de porão].


Resumo alargado:
  • Elegibilidade
    • O passageiro deverá ter em sua posse um documento de transporte, concretamente um itinerário da reserva ou um título de transporte, num formato normalizado na indústria, que tenha referência ao código de reserva da companhia e ao respetivo número de bilhete, bem como informação relativa aos voos e horários dos voos, de/para os Açores (podendo ser one-way ou ida e volta).
    • Os encaminhamentos estão limitados a dois talões de voo (exceto em relação ao Corvo em que será admitido um talão de voo adicional sempre que não haja ligação diária); o talão de voo corresponde a um percurso one-way de e para qualquer ilha dos Açores, incluindo trânsitos e transferências [portanto, independentemente de ocorrer alteração do número do voo], desde que a viagem nesse percurso decorra no período de 24h.
    • O tempo mínimo de ligação, na gateway, entre os voos interilhas e os voos de/para os Açores, não deverá ser inferior a 90 minutos, considerando a necessidade de recolha da bagagem e novo despacho de check-in.
    • Os bilhetes emitidos ao abrigo de programas de fidelização ou similares (ex. SATA Imagine, TAP Victoria - bilhetes com milhas) e bilhetes específicos para funcionários da indústria de aviação (ex. ID/AD) não são elegíveis para a emissão de bilhetes de encaminhamento.

  • Reserva e emissão do título de transporte de encaminhamento
    • A reserva do título de transporte de encaminhamento pode ser efectuada de momento em todas as lojas/balcões de vendas e no call center da SATA através do n.º de telefone 296 209 730, sendo que o passageiro poderá também efetuar a reserva do título de transporte de encaminhamento junto de um agente de viagens. Adicionalmente, pode efetuar um pedido de reserva através do link http://encaminhamentos.sata.pt/ .
    • É garantido um prazo de até 72h após a reserva para o passageiro poder ordenar a emissão do título de transporte de encaminhamento, salvo se a reserva for efetuada a menos de 72h da partida programada do voo, caso em que a reserva e a emissão terão de ocorrer em simultâneo.
    • O título de transporte de encaminhamento entre a gateway e a ilha de destino terá de ser emitido antes do início da viagem de ligação à gateway.
    • É permitido ao passageiro efetuar a reserva de encaminhamento sem que seja possuidor do documento de transporte (itinerário da reserva ou um título de transporte adquirido na companhia aérea que o transporta de/para os Açores), devendo no entanto indicar os elementos necessários à sua identificação pessoal.
    • Depois de efetuada a reserva, o passageiro terá até 6h para remeter à concessionária, para o endereço de correio eletrónico indicado por esta, o documento de transporte, sob pena da reserva ser automaticamente cancelada. A reserva será igualmente cancelada no caso do documento de transporte enviado pelo passageiro não ser elegível para efeitos de encaminhamento.

  • Alterações às viagens
    • As alterações a títulos de transporte de encaminhamento são permitidas, seja antes ou a meio da viagem.
    • Na eventualidade do passageiro pretender efetuar o encaminhamento em novo voo/data terá que efetuar novamente prova de elegibilidade.

  • Check-in e embarque
    • Ao check-in os passageiros deverão apresentar à SATA o talão de embarque do voo da companhia que o transporta de/para os Açores; caso contrário, a SATA pode reservar-se ao direito de recusar o embarque com o título de transporte de encaminhamento, sem prejuízo do passageiro poder solicitar a emissão de um novo título de transporte suportando o correspondente custo.
    • A SATA fará cumprir a sua franquia livre de bagagem associada ao produto de encaminhamento, a qual deverá vir mencionada no título de transporte.

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