sábado, 17 de janeiro de 2026

Águas balneares dos Açores a identificar em 2026


Encontra-se em consulta pública a lista de águas balneares açorianas a identificar em 2026. Para a próxima época balnear foi proposta a identificação de 88 águas balneares, mais uma do que em 2025.

Em relação à ilha montanha, propõe-se a manutenção das 26 águas balneares oficiais do ano transato: 6 em São Roque do Pico, 12 nas Lajes do Pico e 8 na Madalena.

Esta consulta pública é promovida pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direção Regional de Políticas Marítimas, e está acessível através do endereço https://portal.azores.gov.pt/web/gov/consultas, até ao dia 31 de janeiro de 2026. Os contributos devem ser enviados preferencialmente para o seguinte correio eletrónico: aguasbalneares@azores.gov.pt

O procedimento de identificação de águas balneares tem como objetivo garantir que, anualmente, são identificadas as águas balneares com qualidade para a prática de banhos de mar, em salvaguarda da saúde pública. A consulta pública realça a importância dada à informação e participação do público, e é o momento oportuno para qualquer pessoa ou entidade interessada enviar os seus comentários e sugestões, nomeadamente ao nível das condições de usufruto das águas balneares, de segurança dos banhistas e de sustentabilidade dos sistemas naturais.

Após a avaliação técnica de todos os contributos, a lista das águas balneares costeiras identificadas para o ano 2026 é aprovada por portaria e publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, conjuntamente com a duração da época balnear de cada zona. Ao longo da época balnear é assegurada a monitorização da qualidade das águas balneares, que inclui a recolha de amostras, a verificação da sua conformidade para a prática balnear e a definição das medidas a adotar em caso de ocorrência de poluição microbiológica ou de outra natureza.

Haja saúde!

sábado, 10 de janeiro de 2026

Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução "Proteção Costeira da Baía e Cais do Porto de São Roque do Pico"


Encontra-se em consulta pública, até 29 de janeiro de 2026, o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE), respetivos Anexos e Resumo Não Técnico referentes ao Projeto "Proteção Costeira da Baía e Cais do Porto de São Roque do Pico", a Memória Descritiva Justificativa e Peças Desenhadas, Caderno de Encargos da Empreitada e Anexos.

O projeto de execução mencionado corresponde à 1ª fase da "Empreitada de Proteção Costeira, Ordenamento da Baía e Cais de Passageiros do Porto de São Roque do Pico", que foi alvo de um procedimento de AIA, em fase de Anteprojeto, e do qual resultou a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) condicionalmente favorável, publicada através do Despacho n.º 2056/2024, de 30 de setembro de 2024. O projeto localiza-se na freguesia e concelho de São Roque do Pico, ilha do Pico.

Estes documentos encontram-se disponíveis para Consulta Pública online, bem como nos seguintes locais:
  • Direção Regional do Ambiente e Ação Climática, sita na Rua Cônsul Dabney, Colónia Alemã - 9900-014 Horta, Telefone: 292 207 300;
  • Serviço de Ambiente e Ação Climática do Pico, sita no Lajido de Santa luzia, 9940-108 São Roque do Pico, Telefone: 292 241 420.
[O Resumo Não Técnico do RECAPE foi igualmente remetido, para disponibilização pública, à Junta de Freguesia e Câmara Municipal de São Roque do Pico.]

A conclusão do licenciamento/autorização de construção deste Projeto de Execução só poderá ser concedida após a emissão da Declaração de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DECAPE) a emitir por esta Autoridade Ambiental.

No âmbito do processo de Participação Pública, os interessados, devidamente identificados, podem manifestar-se por escrito dentro do período atrás referido, devendo todas as exposições serem dirigidas à Direção Regional do Ambiente e Ação Climática por correio eletrónico para dacaa.draac@azores.gov.pt ou por via postal para o endereço Rua Cônsul Dabney, Colónia Alemã - 9900-014 Horta. Apenas as participações recebidas dentro do prazo referido poderão ser consideradas.

Haja saúde!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Escala de navios de mercadorias no Porto do Cais do Pico — janeiro 2026


A Transinsular e a GSLines publicaram nos respetivos sites as escalas para o mês de janeiro de 2026 dos navios de carga que efetuam a ligação Continente - Açores (clique nas tabelas seguintes para conhecer estas escalas).



Os navios e as datas em que os mesmos vão visitar o Porto do Cais do Pico, na vila de São Roque do Pico, encontram-se indicados na tabela seguinte (clicando no nome do navio abre uma nova janela com a localização atual do mesmo).

DiaNavio
02 de janeiro (sexta-feira)Laura S
03 de janeiro (sábado)ETE Portugal
05 de janeiro (segunda-feira)Corvo
07 de janeiro (quarta-feira)Insular
10 de janeiro (sábado)Corvo
15 de janeiro (quinta-feira)ETE Portugal
15 de janeiro (quinta-feira)Laura S
22 de janeiro (quinta-feira)Insular
22 de janeiro (quinta-feira)Laura S
29 de janeiro (quinta-feira)ETE Portugal
29 de janeiro (quinta-feira)Laura S

Movimento portuário - Porto do Cais do Pico:
Todas estas informações encontram-se igualmente disponíveis no separador "Barcos" deste blog.

Haja saúde!


segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Inspeções Técnicas de Veículos — deslocações ao Pico em 2026


Apresentam-se, em anexo, as datas das deslocações à ilha do Pico em 2026 das Inspeções Técnicas de Veículos, bem como as regras relativas à periodicidade deste tipo de inspeções.

Haja saúde!




MêsDias
Janeiro02-09 e 26-30
Fevereiro02-13 e 23-27
Março02-13 e 23-31
Abril01-10 e 20-30
Maio04-08 e 26-29
Junho01-12 e 22-30
MêsDias
Julho01-10 e 27-31
Agosto03-14 e 24-31
Setembro01-11 e 21-30
Outubro01-09 e 19-30
Novembro02-13 e 23-30
Dezembro02-11 e 21-31

Os veículos devem apresentar-se à inspeção durante o período de abertura correspondente ao dia e mês de matrícula. Caso esta data não coincida com o período de funcionamento do centro, o veículo deverá apresentar-se no período subsequente.
Marcações: 292 622 241 www.controlautoazores.com
Fonte: ControlAuto Açores.

Outras informações:
A inspeção poderá ser antecipada até 3 meses em relação ao dia e mês de matrícula. Os veículos que reprovaram no anterior período de permanência do centro e não puderam efetuar a reinspeção até à data de encerramento do mesmo, devem realizá-la nos primeiros 3 dias úteis seguintes à data desta reabertura.

Periodicidade de acordo com a Categoria e Tipo:
― Automóveis ligeiros de mercadorias, automóveis ligeiros de passageiros, restantes automóveis ligeiros:
  • Quatro (4) anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de dois (2) em dois (2) anos.

― Tratores agrícolas e seus reboques, independentemente do seu peso bruto:
  • Quatro (4) anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente.

― Reboques e semirreboques com peso bruto igual ou superior a 750 kg e não superior a 3500 kg, com exceção dos reboque agrícolas:
  • Dois (2) anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente.

― Automóveis pesados de passageiros, pesados de mercadorias, reboques e semirreboques com peso bruto superior a 3500 kg, com exceção dos reboques agrícolas, automóveis ligeiros licenciados para transporte público de passageiros e ambulâncias, automóveis utilizados no transporte escolar e automóveis ligeiros licenciados para a instrução:
  • Um (1) ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente.

― Motociclos, ciclomotores:
  • Facultativo.

Documentos a apresentar:
  • Certificado de matrícula;
  • Apólice de seguro;
  • Ficha da inspeção anterior;
  • Licenças especiais.



sábado, 3 de janeiro de 2026

Radar da PSP no Pico — janeiro 2026


Segundo a PSP, neste mês de janeiro de 2026 serão efetuadas algumas operações de controlo de velocidade por radar na ilha do Pico, nomeadamente em:

  • 06 de janeiro (terça-feira) / 08h00-10h00 / Estrada Regional - Criação Velha (Madalena);
  • 15 de janeiro (quinta-feira) / 17h00-19h00 / Estrada Regional - Candelária (Madalena).

Haja saúde!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Primeiro Banho do Ano de 2026


No Cais do Pico, vila de São Roque do Pico, um grupo de amigos tem a tradição, com vários anos, de dar as boas-vindas ao Ano Novo com um banho de mar no primeiro dia do calendário gregoriano.

Neste ano de 2026 que agora se inicia, e pela quarta vez consecutiva, houve um reforço desta tradição com uma concelebração por parte do Clube Naval de São Roque do Pico, o qual ofereceu nêveda para aquecer a alma e canja quentinha para devolver calor ao corpo.

Em particular, os banhistas fixaram como "prancha" o porto de pescas perto da zona balnear da Rampa, onde puderam dar um valente salto para o mar. Este momento ficou igualmente marcado por um número de participantes ligeiramente superior ao do ano passado, atendendo às condições um pouco mais convidativas.

Para a posteridade, ficam aqui algumas fotos para recordar este momento.

Haja saúde!