quarta-feira, 5 de abril de 2017

Zonas Balneares Oficiais do Pico — 2017

Piscina do Cais do Pico

A Portaria n.º 33/2017, de 22 de março, procedeu à identificação das Zonas Balneares Oficiais dos Açores para 2017. Para o caso da ilha do Pico, as zonas identificadas são:

São Roque do Pico
Lajes do Pico
Madalena

Estas zonas têm como época balnear o período compreendido entre o início de junho e o final de setembro. Mais informações sobre as águas balneares açorianas podem ser encontradas no portal da Direção Regional dos Assuntos do Mar [www.aguasbalneares.azores.gov.pt]. Adicionalmente, alguns dados sobre a qualidade da água nestas zonas balneares (e em todas as outras de Portugal) podem ser encontrados no site do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos [http://snirh.pt/].

Face a 2016, é de salientar a inclusão de seis novas zonas balneares oficiais para o caso da ilha do Pico, sendo este o único acréscimo verificado na lista oficial a nível Açores. Por outro lado, as zonas balneares da ilha montanha têm reconhecida qualidade superior, tal como comprovam os galardões de Bandeira Azul e a classificação com Qualidade de Ouro atribuídos a várias destas zonas balneares ao longo dos anos.

No cômputo regional, as 11 zonas balneares oficiais da ilha do Pico representam 16% do total dos Açores (70 zonas balneares), sendo este valor apenas superior em São Miguel (24 zonas balneares — 34%) e na Terceira (15 zonas balneares — 21%).

Por fim, a melhor forma de averiguar a qualidade das zonas balneares da ilha montanha é mesmo usufruir das mesmas!

Haja saúde!



Piscina do Cais


Poças de São Roque


Furna de Santo António

2 comentários:

  1. E a poça branca na Praínha?

    ResponderEliminar
  2. A Poça Branca não é zona balnear oficial, ou seja, a sua água não é monitorizada seguindo as exigências para esta classificação. No entanto, isso não invalida que a mesma também seja uma ótima zona balnear!
    Haja saúde!

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!