quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Município de São Roque do Pico apresentou em 2014 uma das melhores eficiência financeiras a nível nacional

O mais recente Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses apresenta uma análise económica e financeira das contas dos municípios relativas a 2014. Este é um documento que funciona como uma referência na monitorização da eficiência do uso dos recursos públicos na administração local.

No que respeita aos municípios da ilha do Pico, é possível identificar que, considerando os 19 municípios açorianos, o de São Roque do Pico é aquele que apresenta o menor valor de índice de dívida total, mais concretamente 10,9%. O município da Madalena ocupa a 8.ª posição com 55,4%, enquanto o das Lajes do Pico ocupa a 17.ª posição com 148,8% (um valor superior a 100% significa que o valor da dívida total é superior ao limite de endividamento do município).

Os municípios picoenses têm também lugar de destaque nalguns indicadores quando considerado o todo nacional. Lajes do Pico e Madalena fazem parte da lista dos 50 municípios portugueses que apresentam menor independência financeira. Por outro lado, São Roque do Pico não só integra a lista dos 35 municípios portugueses que apresentam menor volume de investimentos (aquisição de bens de capital), como também lidera este índice se apenas forem considerados os municípios dos Açores.

Em termos globais, é de realçar o resultado alcançado pelo município de São Roque do Pico no denominado "ranking global de eficiência financeira": ficou em 2.º lugar dos 35 melhores municípios do país de pequena dimensão, em 4.º lugar se forem considerados todos os 308 municípios portugueses, fazendo ainda parte da restrita lista de 11 municípios a nível nacional que obtiveram uma pontuação superior a 70% (numa escala de 0% a 100%, onde o valor máximo corresponde a uma ótima eficiência financeira).

Haja saúde!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!