quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Documentário "The Last Whalers" ("Os Últimos Baleeiros") de 1969

Em 1969, William Neufeld fez um documentário sobre a caça à baleia ao largo da ilha do Pico. De seguida apresenta-se este documentário, onde se pode observar alguns dos momentos desta extinta atividade que moldou para sempre a história dos Açores, em geral, e da ilha do Pico, em particular.

Hoje em dia, a memória baleeira está perpetuada na ilha montanha através do Museu da Indústria Baleeira e do Museu dos Baleeiros, os quais merecem sem dúvida uma visita. Para todos aqueles que (ainda) não podem visitá-los presencialmente, uma alternativa é efetuar uma visita virtual através deste link.

Haja saúde!
Nota: por motivos de direitos de privacidade, em alguns computadores o vídeo pode não estar disponível para visualização nesta página; nesses casos, basta clicar em "Watch on Vimeo" para abrir uma nova janela, onde é possível visualizar este vídeo.

3 comentários:

  1. Meu Caro Dr. Eng. Ivo Sousa.
    Quero expressar publicamente o meu agradecimento pelo excelente trabalho que faz no seu blog.
    Visualizar este filme (que já conhecia) é reviver um passado longínquo da minha terra.
    Rever fíguras que me eram e são muito queridas (minha saudosa mãe Olga Ávila e
    meu sogro, Manuel Nunes "Praínha") é recordar os dias em que o "Bill"( realizador do filme) passava na nossa casa a falar em inglês com a minha mãe.
    Foram dias inesquecíveis!
    Tantos que já faleceram e outros que ainda estão no nosso convívio.
    Obrigado, uma vez mais pela publicação desta MARAVILHA.
    O meu querido amigo (permita-me que assim o trate) é um DEFENSOR ACÉRRIMO
    da nossa ILHA. Digo bem, da nossa ILHA, sem bairrismos mas com realismo.
    Obrigado uma vez mais e que continue sempre com esse espírito aberto e acutilante
    na defesa dos valores e interesses da NOSSA QUERIDA ILHA DO PICO.
    Bem haja e um abraço deste amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu amigo, pelas suas simpáticas palavras, as quais também funcionam como motivação e encorajamento para continuar a publicar neste blog.
      Haja saúde!

      Eliminar
  2. Caro Ivo,
    Obrigada pela partilha deste vídeo. É o Pico da minha infância e da infância do meu irmão. Só não nos lembramos de ver carros de bois na Rua Nova. Conhecemos a maioria destes baleeiros e ouvimo-los contar histórias... Em cima do muro, perto da Lagoa de Cima, o João Lalé fez-me rir muitas vezes... A última vez que vi o senhor Gil, ele partiu, com as lágrimas nos olhos, Caneiro fora, à procura... O foguete da baleia é um som que me traz memórias fortíssimas e até cheiros da casa dos meus avós, onde passávamos o verão inteiro.
    hoje é diferente. E também é bom que assim seja. As baleias deixaram de ser "monstros", mas os baleeiros merecem sempre ser lembrados com carinho.
    Lusa Ponte

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!