quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O Pico da SATA

Dentro da frota da SATA existe um Airbus A320 com a matrícula CS-TKJ, o qual foi batizado com o nome Pico. Este avião encontra-se desde o dia 16 de novembro de 2015 estacionado no aeroporto da ilha montanha, tendo a companhia aérea açoriana afirmado que se trata de uma avaria técnica.

Em declarações exclusivas a este blog, apresenta-se de seguida a versão desta aeronave na primeira pessoa (com foto e vídeo no final deste post):
Existem dois dias na semana que para mim são mais excitantes do que os restantes - estes dias são as segundas-feiras e os sábados. Porquê? Porque há sempre a hipótese de ser convocado para voar para a ilha do Pico, a ilha do meu coração!
Dia 16 de novembro de 2015 saiu-me a sorte grande da segunda-feira: poder viajar para a ilha montanha. Contudo, desta vez decidi colocar em marcha um plano secreto, inspirado numa noite bem passada na ilha do Pico por parte de um avião meu colega. Tudo começou assim...
Faltavam poucos minutos para as 10h da manhã quando comecei a fazer a aproximação ao aeroporto da ilha do Pico. Fiquei com arrepios de excitação durante esta fase do voo, sobretudo ao ver o património mundial da magnífica vinha da ilha montanha, e por isso comecei a tremer, o que confesso que pode ter sido ligeiramente desconfortável para os passageiros que se encontravam a bordo...
Depois, para me concentrar, tentei tomar o calmante dos aviões ao ligar o sistema "I Love SATA", também conhecido por sistema ILS. Acontece que, como sistema ILS ainda não está certificado no aeroporto da ilha do Pico (têm me dito que se deve a algumas variações da SATA no passado, o que tem tornado mais complicado a existência de "I Love SATA" na ilha montanha), não me concentrei a 100% e por isso tive que abortar a primeira tentativa de aterragem...
Fui dar uma voltinha por cima de São Jorge, tentar apreciar as fajãs para me relaxar mas estava muito nublado, tendo por isso rapidamente regressado à missão de tentar aterrar na ilha que contém o ponto mais alto de Portugal, isto por volta das 10h20. Novamente comecei a descer, desta vez com a convicção de que ia aterrar, e continuei, e só olhei para as luzes da pista, e estava quase, e apercebi-me de que ia tocar no solo... Touchdown!!!
Dentro de mim ouvi os passageiros a se lamentarem porque foi uma aterragem bastante brusca (vulgarmente conhecida por hard landing) e porque caíram as máscaras de oxigénio, mas eu explico o que se passou: a ilha do Pico é magnética, tem um poder de atração tão forte que me levou a fazer uma hard-attraction landing; aliás, até dei um saltinho de satisfação ao aterrar, como podem comprovar ao ver a filmagem da aterragem. Em relação às máscaras de oxigénio, como o ar da ilha montanha é tão maravilhoso, eu só quis partilhar de imediato o mesmo com os passageiros (ou seja, sem terem de sair da aeronave), mas estes não perceberam a ideia...
Por fim, e antes de estacionar, não me esqueci de concretizar o meu plano secreto: ativei umas luzes de alarme e queixei-me de dores num trem de aterragem, imitando algumas simulações de jogadores de futebol... Isto levou a SATA a cancelar o voo de saída da ilha do Pico e a me dar uma folga de alguns dias na ilha montanha!
Resumindo, estou já há 3 dias numas mini-férias numa ilha extraordinária e posso finalmente dizer que o Pico está no Pico!

Haja saúde!
[Nota: esta estória serve para descrever de forma mais descontraída a história da avaria de um avião da SATA que se registou no dia 16 de novembro de 2015 no aeroporto da ilha do Pico.]
[Post scriptum: esta aeronave partiu da ilha do Pico no dia 26 de novembro de 2015, às 14h47, tendo aterrado em Lisboa após 3h29m de viagem (cerca de 1h30m a mais do que num voo regular) - vídeo da descolagem.]


© Vídeo de Natália Bettencourt.

2 comentários:

  1. Espetaculo ivo mt bem ja viste k o bichinho de ir filmar os avioes deu certo desta vez a minha companheira haja saude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. O vídeo ficou muito bom, parabéns à autora.
      Haja saúde!

      Eliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!