domingo, 28 de junho de 2015

Festa do Canto em Santo Amaro

Todos os anos, a noite do último sábado de junho é sinónima de festa, convívio e alegria no lugar do Canto, freguesia de Santo Amaro, concelho de São Roque do Pico.

Como dizem os locais, esta é uma festa muito pândega, celebrada em honra de São Pedro, sendo sobretudo caracterizada pelo facto de as pessoas abrirem as portas das suas adegas aos amigos e de também convidarem quem passa na festa a entrar nas adegas, onde há sempre comida e sobretudo bebida para oferecer.

Adicionalmente, no largo central da festa existem umas mesas onde as pessoas partilham os comes e bebes entre todos, incluindo quem nada traz, o que é algo sui generis e que surpreende bastante quem participa pela primeira vez.

Nesta festa não pode faltar a chamarrita à moda do Pico, um baile de roda tradicional, enérgico e contagiante, o qual ocupa o largo central do Canto durante grande parte da noite.

Faça chuva ou não na noite do último sábado de junho, o lugar do Canto é um ponto obrigatório de passagem para perceber e viver as festas tradicionais da ilha do Pico. E como dizem alguns, "se chover, por fora fico molhado, porque por dentro saio sempre bem regado!"

Para memória futura, aqui fica uma foto da festa de 2015. Para o ano há mais!

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!