segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Lançamento do livro "São Roque do Pico e as suas famílias - Do povoamento ao século XVIII"

No próximo dia 16 de Agosto, pelas 11h, decorre na Biblioteca Municipal de São Roque do Pico o lançamento do livro "São Roque do Pico e as suas famílias - Do povoamento ao século XVIII".


De seguida apresentam-se mais informações sobre este livro.

Haja saúde!



Este livro da autoria de Igor Espínola de França é uma edição de autor limitada a 100 exemplares, que tem cerca de 300 páginas.

A obra é apresentada e prefaciada, respectivamente, por duas historiadoras açorianas, Susana Goulart Costa e Rute Dias Gregório, e nela reconstituem-se mais de quarenta troncos genealógicos organizados segundo uma lógica agnática, troncos que são desenvolvidos até ao século XVIII.

Muitas linhas constituem entroncamentos inéditos cuja reconstrução foi possível graças a um levantamento exaustivo dos baptismos e dos casamentos consanguíneos, o que permitiu recolher informação em regra pouco utilizada nas genealogias mais tradicionais.

O livro inclui também a demarcação territorial das terças vinculadas de Rodrigo Álvares e sua mulher Isabel Vaz, considerados os fundadores ab initio da Vila de São Roque do Pico, casal que testou em 1480.

Centrando-se embora nas famílias da Vila na obra estudam-se também algumas famílias da Prainha, Santo Amaro, Santo António, Santa Luzia, Bandeiras e Madalena, compreendendo a totalidade da área geográfica que integrou no passado o concelho de São Roque do Pico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!