sábado, 23 de junho de 2018

SATA aumenta oferta interilhas em julho e agosto de 2018


A SATA Air Açores acaba de anunciar que, nos meses de julho e agosto de 2018, o número de lugares disponíveis na sua operação interilhas será incrementado. No total, serão realizados 178 novos voos, traduzindo-se em mais 7706 lugares, de forma a permitir uma maior conectividade e mobilidade dentro do arquipélago açoriano.

No caso particular do Pico, a oferta será aumentada em mais 2.877 lugares, através de 29 rotações com as ilhas de São Miguel e Terceira (serão 15 rotações em julho e 14 em agosto — horários em anexo).

Vale ainda a pena analisar, nos contextos temporal e regional, este anúncio de ligações extraordinárias para a ilha montanha. Em primeiro lugar, já vem sendo habitual este reforço de voos interilhas para o Pico em julho e agosto — por exemplo, em 2017 foram efetuados mais 27 rotações para além das programadas inicialmente [saliente-se que este ano foram adicionadas 29 rotações, ou seja, mais duas].

Em segundo lugar, este anúncio ocorre numa época alta onde o Pico já registava um recorde de voos de horário interilhas [27 rotações semanais, quando em 2017 eram 25].

Por último, considere-se os dados do anúncio da SATA relativos ao aumento da oferta:
  • Pico: + 2.877 lugares (37,3% do total do reforço);
  • Flores: + 2.381 lugares (30,9% do total do reforço);
  • S. Maria: + 998 lugares (12,9% do total do reforço);
  • S. Jorge: + 592 lugares (7,7% do total do reforço);
  • Faial: + 592 lugares (7,7% do total do reforço);
  • Terceira: + 185 lugares (2,4% do total do reforço);
  • Corvo: + 81 lugares (1,1% do total do reforço).
Daqui conclui-se que não só a ilha montanha recebe mais de um terço dos lugares agora disponibilizados, bem como é a ilha que tem direito ao maior reforço.

Por outras palavras, o Pico volta a ter direito a mais ligações extraordinárias interilhas na época alta (e com mais voos do que no ano anterior), o Pico tem direito a esse reforço quando os voos de horários são em número elevado e nunca antes visto, bem como o Pico é a ilha que teve direito ao maior número de lugares extra neste ajustamento de verão da SATA — daqui só se pode deduzir que, à semelhança do que se tem verificado sucessivamente ao longo dos últimos anos, a oferta aérea programada inicialmente para a ilha montanha estava claramente abaixo da procura!

Resumindo, os números não enganam: o Pico está na moda!

Haja saúde!

Post scriptum: Posteriormente a este post, a SATA adicionou ainda mais voos extra para o Pico (total de 44 rotações), os quais também se encontram em anexo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!