segunda-feira, 8 de junho de 2015

Os caminhos do mato e o Eng.º Zeca Simas

Sejam locais ou visitantes, para verdadeiramente explorar a ilha do Pico é necessário percorrer alguns dos seus caminhos do mato. Os principais encontram-se no planalto central da ilha montanha: a Estrada Transversal (que liga a vila de São Roque do Pico à das Lajes do Pico) e a Estrada Longitudinal (que se inicia a meio da Transversal e termina na vila da Madalena).

Parte da Estrada Transversal
No entanto, como a ilha do Pico tem uma área de 444,97 km2 e é a segunda maior dos Açores, ao longo dos anos foi necessário abrir inúmeros caminhos agrícolas e florestais para servir convenientemente os picarotos.



E sobre a abertura de caminhos do mato na ilha montanha, uma pessoa merece um grande destaque: o saudoso Eng.º Manuel José Batista de Simas, mais conhecido por Eng.º Zeca Simas.

O Eng.º Zeca Simas chefiou os Serviços Florestais do Pico desde 1962 até 1994, ano em que passou à situação de aposentado, deixando um valioso legado em prol do desenvolvimento rural da população da ilha do Pico, de onde se destaca a abertura de caminhos agrícolas e florestais (cerca de 300 km), recuperação de baldios, valorização de áreas de património natural e criação de zonas de lazer.

Muitos dos caminhos do mato abertos durante a chefia do Eng.º Zeca Simas não só são uma mais valia para agricultores e silvicultores, mas também são verdadeiros postais turísticos da natureza: caminhos de terra vermelha junto de pastagens de gado com vistas magníficas, caminhos alcatroados no meio de florestas de criptomérias, etc.

Estes caminhos do mato foram sempre bem sinalizados com placas informativas, tal como se pode observar de seguida num exemplo de uma placa datada de 1992, onde a preto carregado estão os "caminhos executados" pelos Serviços Florestais da Ilha do Pico e a tracejado os "caminhos julgados convenientes".


O Governo Regional dos Açores resolveu homenagear o Eng.º Zeca Simas atribuindo o seu nome à Reserva Florestal de Recreio da Prainha, no concelho de São Roque do Pico. Trata-se de uma das mais recentes Reservas Florestais de Recreio da Região, tendo sido projetada e executada pelos Serviços Florestais da Ilha do Pico, chefiados então pelo Eng.º Zeca Simas.

Assim, e perpetuando o seu nome num dos seus legados, esta zona de lazer assume a denominação Reserva Florestal Eng.º Manuel José Baptista de Simas.

Haja saúde!

Post scriptum: Descerrar da placa com a redenominação da Reserva Florestal de Recreio "Eng.º Manuel José Baptista de Simas" (20 de maio de 2016).

2 comentários:

  1. Estou completamente de acordo com o que o Ivo Sousa escreveu sobre o Eng Zeca Simas e saudar quem teve a ideia de o homenagear, ligando o seu nome ao parque florestal da Prainha. Tambem quero agradecer e saudar o Ivo, pela criação deste blogue, muito informativo e um elo de ligação à vila, ilha, de quem vive fora. Abraço. Walter Frota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário e pelo agradecimento.
      Um abraço e haja saúde!

      Eliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!