quinta-feira, 4 de junho de 2015

Espaços públicos da Pousada de Juventude do Pico passam a poder ser utilizados gratuitamente pela comunidade

Na sequência da visita estatutária do Governo Regional dos Açores à ilha do Pico, foram celebrados protocolos entre a Pousada de Juventude dos Açores e a Câmara Municipal e a Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, numa parceria que permite que a escola e a autarquia utilizem gratuitamente os espaços públicos da Pousada de Juventude do Pico, nomeadamente os claustros e a sala multiusos, para eventos de carácter sócio recreativo e cultural.

Recorde-se que a Pousada de Juventude do Pico, situada na vila de São Roque do Pico, foi inaugurada em setembro de 2008 e resulta da adaptação de um convento de origem franciscana rural do século XVIII, conhecido por Convento de São Pedro de Alcântara. É também junto a esta Pousada que se encontra a Árvore do Desejo.

Este convento, um dos poucos exemplares existentes no país, apresenta um notável valor arquitetónico e características típicas dos conventos franciscanos, tendo sido, por essa razão, classificado de Interesse Regional.

Esta parceria formalizada vai também permitir o envolvimento da comunidade escolar na elaboração de uma brochura sobre a Pousada de Juventude do Pico, em que os jovens, através da pesquisa e investigação, vão trabalhar conjuntamente com os professores de História.

A brochura será posteriormente será lançada pelas Pousadas de Juventude dos Açores.

A componente ambiental também não foi esquecida, estando prevista a cedência de um espaço nos terrenos adjacentes à Pousada de Juventude para que os jovens da Escola BS de São Roque do Pico, no âmbito do projeto Eco-Escolas, possam desenvolver as suas atividades.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!