segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Centros de Saúde de São Roque do Pico e das Lajes do Pico vão ficar sem internamento!

(ATENÇÃO: após a publicação deste post foi feita uma retificação por parte do Governo Regional sobre o internamento na ilha do Pico - clicar aqui para mais informações)

Segundo o Despacho n.º 198/2015 de hoje (26 de janeiro de 2015), publicado na II Série, n.º 17, do Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, os Centros de Saúde de São Roque do Pico e das Lajes do Pico vão ficar sem internamento, inclusivamente serão os únicos dos Açores sem essa valência!

De seguida apresentam-se os locais de cada ilha onde serão criadas as unidades de internamento de média duração e reabilitação (IMD) e de longa duração e manutenção (ILD), tendo por base o despacho supracitado.

Ilha Local IMD ILD
Santa Maria Unidade de Saúde de Ilha 1 cama 2 camas
São Miguel Centro de Saúde do Nordeste 2 camas 5 camas
Centro de Saúde da Povoação 2 camas 3 camas
Centro de Saúde da Ribeira Grande 9 camas 16 camas
Centro de Saúde de Vila Franca do Campo 12 camas 8 camas
IPSS / Misericórdia no concelho da Lagoa ------- 4 camas
IPSS / Misericórdia no concelho de Ponta Delgada 12 camas 38 camas
Terceira IPSS / Misericórdia no concelho de Angra do Heroísmo 4 camas 32 camas
IPSS / Misericórdia no concelho da Praia da Vitória 4 camas 6 camas
Graciosa Unidade de Saúde de Ilha 3 camas 5 camas
São Jorge Centro de Saúde da Calheta 2 camas 4 camas
Centro de Saúde das Velas 3 camas 5 camas
Pico Centro de Saúde da Madalena 10 camas 15 camas
Faial IPSS / Misericórdia no concelho da Horta 10 camas 15 camas
Flores Unidade de Saúde de Ilha 3 camas 5 camas

Como se pode observar, os Centros de Saúde de São Roque do Pico e das Lajes do Pico não foram contemplados com unidades de internamento de média duração e reabilitação (IMD) e de longa duração e manutenção (ILD), o que contraria o ponto 4 do comunicado da Secretaria Regional da Saúde do final do ano passado e que aqui se reproduz:
"4. Nos centros de saúde em que não está prevista a presença física de um médico 24 horas, o internamento será garantido nos moldes dos cuidados continuados, em que há acompanhamento de enfermagem 24 horas por dia."

Se, pelo estudo apresentado anteriormente neste blog através da Carta aberta ao Senhor Secretário Regional da Saúde sobre o serviço de saúde na ilha do Pico, a ilha do Pico irá ser aquela onde os habitantes ficarão, em média, mais distantes do atendimento urgente, com esta medida agora revelada, relacionada com o internamento, a ilha do Pico será também aquela onde o internamento será mais distante, não só da habitação dos pacientes mas também dos seus familiares e amigos que os visitam!

Haja saúde!

2 comentários:

  1. "Haja saúde". Pois sim, é o que mesmo mais terá de haver entre os habitantes do concelho de S. Roque dado este panorama tao pouco promissor....

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!